Vazão das Cataratas do Iguaçu chega a 3,5 milhões de litros por segundo e pode aumentar

Volume de água está acima da média e pode atingir 4 milhões de litros por segundo nesta sexta (27); Parque Nacional do Iguaçu segue aberto ao público.

A vazão das Cataratas do Iguaçu atingiu 3,5 milhões de litros por segundo nesta sexta-feira, 27 de junho. A previsão é de que a vazão aumente nas próximas horas, alcançando 4 milhões de litros por segundo no período da tarde.

Atualmente, a vazão da Maravilha Mundial da Natureza está duas vezes maior que a média histórica de aproximadamente 1,5 milhão de litros por segundo. O Parque Nacional do Iguaçu está aberto e operando normalmente, com acesso liberado às passarelas, trilhas e mirantes.

Principal curso d’água paranaense — A bacia hidrográfica do Rio Iguaçu é a maior do Paraná. Antes de formar as famosas quedas, ele corta o estado e é responsável pela produção de energia em hidrelétricas que se estendem pelo seu curso. Cerca de 20km depois de passar pelas cataratas, o Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná.

Sobre a Maravilha Mundial da Natureza — As Cataratas do Iguaçu formam o maior conjunto de quedas-d’água do mundo, com 275 saltos catalogados. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo ultrapassar os 100 metros, conforme o volume do Rio Iguaçu.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.