Pint of Science em Foz do Iguaçu brinda a ciência no “pálido ponto azul”
Festival de divulgação científica em bares acontece de 19 a 22 de maio e vai refletir sobre os cuidados que devemos ter com o planeta que habitamos.
Quando em 1990 a sonda Voyager 1 registrou o planeta Terra há mais de 6 bilhões de quilômetros distância, mostrou a fragilidade daquele pálido ponto azul suspenso na imensidão do cosmos. Com essa reflexão, o Pint of Science, maior festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, volta a Foz do Iguaçu em 2025. Os bate-papos sobre ciência acontecem de 19 a 22 de maio, a partir das 19h, em três bares da cidade. A entrada é gratuita e todos estão convidados.
Serão oito especialistas trazendo temas variados, desde os Manuscritos do Mar Morto à biodiversidade brasileira, passando por Gastronomia, TEA, Biologia e muito mais, em um evento leve e acessível. Participam da edição de 2025 em Foz do Iguaçu: Sudacas Bar, Hell’s Dogs e Mercado Público Barrageiro (confira a programação abaixo).
“Nos inspiramos na reflexão poderosa do astrônomo Carl Sagan, sobre o pálido ponto azul registrado pela sonda Voyager 1. Nosso planeta, o único que conhecemos que habita a vida, é pequeno, frágil e extraordinário. Por isso, o evento convida o público a brindar à ciência como ferramenta para entendermos e cuidarmos de nosso planeta”, convidou o coordenador do Pint of Science em Foz do Iguaçu, o publicitário Marco Polo Azevedo.
O Pint of Science acontece no mundo todo em 19, 20 e 21 de maio, em 27 países, sendo o Brasil o com maior número de cidades participantes: 169, em todas as cinco regiões. Em Foz do Iguaçu, haverá programação extra, com um dia a mais de evento, em 22 de maio. A realização é da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e do Itaipu Parquetec, com patrocínio do Parque das Aves e apoio do Mercado Público Barrageiro.
O festival surgiu no Reino Unido, em 2013, e foi trazido para o Brasil há exatos dez anos, pela Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (SP). Em Foz do Iguaçu, o Pint of Science acontece desde 2018, como projeto de extensão da Unila. Em todo o País, são mais de dois mil voluntários mobilizados para levar ao público a pesquisa científica em cada canto do Brasil.
Programação
https://pintofscience.com.br/events/fozdoiguacu
19/05 – Sudacas Bar (Av. República Argentina, 1106 – Centro)
“Viagem multissensorial: conectando Cannabis, Autismo e o Pálido Ponto Azul”
Palestrante: Micheline Donato
A proposta é embarcar numa verdadeira viagem multissensorial para entender como a cannabis — cercada de tabus e polêmicas — pode abrir caminhos no cuidado com o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
“3ª mundial – Redesenhando o mapa do poder global”
Palestrante: Fábio Borges
Essa palestra faz um mergulho nas tensões que estão redesenhando o mapa do poder global — EUA, China, Rússia e outros gigantes estão em rota de colisão. Mas onde entra a América Latina nessa história? Estamos só assistindo de longe ou também estamos no jogo? Vamos falar sobre interesses, ameaças e oportunidades que envolvem nossa região.
20/05 – Mercado Público Barrageiro (Av. Araucária, 140)
“Cozinhas na fronteira: histórias, saberes e sabores”
Palestrante: Paola Stefanutti
A palestra é um convite para viajar pelos sabores e histórias que atravessam territórios, misturam culturas e revelam identidades. Vamos conhecer receitas que nasceram do encontro entre povos, ouvir memórias que se guardam em temperos e descobrir como cozinhas de fronteira são também espaços de resistência e afeto.
“Portunhol é a língua do futuro?”
Palestrante: Jorgelina Tallei
Vamos explorar como essa mistura viva de português com espanhol virou forma de se comunicar em fronteiras, feiras, universidades e redes sociais. Será que o “portunhol” improvisado é só erro ou já é outra coisa: uma língua em construção, cheia de criatividade e identidade.
21/05 – Mercado Público Barrageiro (Av. Araucária, 140)
“O mundo tem jeito? Um papo sobre mudança climáticas”
Palestrante: Hugo Fernandes
Vamos falar de forma direta e acessível sobre o que realmente está acontecendo com o planeta, o que ainda dá para fazer e por que agir agora faz toda a diferença. Vai ter ciência, mas também vai ter vida real: como tudo isso impacta nosso dia a dia, nossas cidades, nossos hábitos. Uma palestra para quem quer entender o problema sem perder a esperança — e descobrir que mudança começa bem mais perto do que parece.
“Desvendando os Manuscritos do Mar Morto”
Palestrante: Tupá Guerra
Nessa palestra, vamos mergulhar num dos maiores achados arqueológicos da história — textos milenares encontrados em cavernas no deserto que mudaram tudo o que se sabia (ou se achava que sabia) sobre a Bíblia, o judaísmo e o cristianismo primitivo. Mas não se trata só de história antiga: os manuscritos levantam perguntas sobre fé, poder, segredos e interpretações que ecoam até hoje.
22/05 – Hell’s Dogs Motorcycle Bar (Av. Paraná, 3555)
“Ansiedade Climática”
Palestrante: Marina Xavier
Vamos falar abertamente sobre o aperto no peito quando se houve falar de mudanças climáticas, sentimento que tem crescido no mundo todo, especialmente entre os jovens. Como lidar com o medo do futuro? Como transformar essa angústia em ação e não em paralisia? Vamos conversar sobre saúde mental, esperança e formas possíveis de seguir em frente sem fechar os olhos. Um papo necessário, acolhedor e urgente.
“Pontos Quânticos: Cores, Ciência e Futuro”
Palestrante: Fábio Baum
Nessa palestra, vamos conhecer os incríveis pontos quânticos — partículas minúsculas, quase mágicas, que brilham, mudam de cor e já estão presentes em muito mais coisas do que você imagina. Da bancada do laboratório até as TVs de última geração, esses nanomateriais estão revolucionando a ciência e abrindo portas para inovações que parecem coisa de ficção científica.
Saiba mais
Acompanhe as notícias do Pint Foz no perfil do Instagram: https://www.instagram.com/fronteiradaciencia/
Assessoria de Imprensa
Murilo Alves Pereira