Urbia Cataratas capacita equipe para atendimento inclusivo a pessoas autistas no Parque Nacional do Iguaçu
Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista certifica concessionária como prestadora de serviço de qualidade à comunidade
Abril é o mês da conscientização sobre o autismo, e a Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, trabalhou com seus colaboradores a sensibilização sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e atendimento a visitantes que estão dentro do espectro.
Especialmente, entre os dias 22 e 23 de abril, 333 pessoas, divididas em quatro turmas, receberam treinamento sobre o comportamento social da pessoa autista, tratamento humanizado e garantia dos seus direitos, assim como os de qualquer pessoa, à visitação a um local turístico.
A empresa foi certificada pela Onda-Autismos, Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, após treinamentos com equipes e análises da experiência de autistas nos serviços oferecidos com respeito e dignidade, conforme o previsto na Lei 12.764/2012.
Fabio Cordeiro, que apresentou o tema e é presidente da entidade certificante, explica que, além do visitante autista, durante os passeios, envolve-se a família, que o acompanha. “Essas pessoas já estão acostumadas às situações que enfrentam serem frustradas, por isso é importante que aqui seja um local de acolhimento e relacionamento empático, além do atendimento prioritário.”
Ele também comenta sobre o impacto da conscientização. “A inclusão se dá quando conseguimos atender o máximo de pessoas possíveis para entender sobre essa condição de existência e atendimento respeitoso, e esse objetivo estamos cumprindo aqui.”
Visitação ao parque – A visita de pessoas autistas ao Parque Nacional do Iguaçu é muito bem-vinda, e algumas orientações contribuem para uma experiência mais tranquila. Embora não seja obrigatório, recomenda-se o uso do cordão de girassol – símbolo internacional das deficiências ocultas – ou de quebra-cabeça, símbolo da conscientização sobre TEA, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ou de laudo médico. Esses itens facilitam a identificação e o suporte adequado durante a visita.
Pensando na acessibilidade sensorial dos visitantes com hipersensibilidade auditiva, estão disponíveis abafadores de ruído personalizados. Esses abafadores podem ser solicitados a um colaborador da Urbia Cataratas no Centro de Visitantes, Espaço Naipi e Porto Canoas, devendo ser devolvidos ao final do passeio em qualquer um desses locais.
Essa medida é especialmente importante, pois o som intenso das Cataratas pode ser incômodo, ou até mesmo angustiante, para pessoas com TEA. Muitas delas podem ter dificuldade em processar sons em ambientes barulhentos, gerando desconforto e provocando reações como ansiedade, irritabilidade, estresse ou necessidade de afastar-se do local.
Empresa amiga – Larissa Bettin é gerente de Recursos Humanos da Urbia Cataratas, que dá o suporte ao colaborador nesses casos. “A empresa promove treinamentos, disponibiliza um e-book fornecido pela Onda-Autismos e fornece toda a bagagem de informações necessária para acolher o turista e promover a inclusão em diversos aspectos. Por isso, também contamos com colaboradores com TEA na nossa equipe.”
Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, ressalta o papel da empresa no atendimento a diversos públicos. “Nosso propósito é oferecer um ambiente saudável para quem trabalha aqui e para quem nos visita. Queremos gerar encantamento e boas experiências. Todos podem conhecer o Patrimônio Mundial Natural.”
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu – O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável.
(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)