Cultura e eventos em foz do Iguaçu

Inscrições abertas para oficinas gratuitas no Centro da Juventude
O Centro da Juventude de Foz (Ceju) está com inscrições abertas para diversas oficinas do programa Foz Fazendo Arte. São 14 opções de cursos gratuitos pensados para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente, na Rua Vicente Celestino, 410, Jardim Naipi. O espaço funciona de segunda a quinta, das 14h às 17h. Os documentos necessários são CPF e RG, tanto do aluno quanto do responsável, caso seja menor de idade, além de um comprovante de residência. Os cursos disponíveis são: Fotografia; Danças Urbanas; Artes Visuais; Violão; Cinema; Artesanato; Rap/MC Hip-Hop; Teclado; Bateria; Vôlei; Futsal; Cultura Popular Afro; Teatro; Percussão Afoxé e Samba-Reggae.

Programação Cultural


Nesta Sexta-feira, (17), acontece a primeira edição do Quintalzin! Profecia Soundsystem, com Leandro Dub e Fe Santana na “selesom dos vinis” + a Feira de arte, brechó, bar e cozinha, além de exposição de artistas locais. Ingressos antecipados da festa por apenas R$10,00 com drink de boas-vindas garantido!
Serviço
Data: 17 de janeiro de 2024
Local: Sadhana Yoga Foz
Endereço: Rua Jaguatirica, 43 – Vila A
Horário: 18h
Mais informações: 45 9932-6811

No Teatro


No sábado, (18), às 20 horas, no Teatro Teatro Barracão será realizada mais uma apresentação do livro Histórias de Vida na Fronteira: Memórias e Narrativas dos Habitantes de Foz do Iguaçu, fruto da pesquisa da jornalista e pesquisadora Yulliam Moncada, com incentivo do Fundo Municipal de Cultura por meio de edital da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
O evento é aberto ao público, e haverá distribuição gratuita de exemplares.

Exibição de “A Província do Guairá e a Ancestralidade Guarani”


Ainda no dia 18, acontecerá mais uma mostra do documentário que destaca a ancestralidade guarani e memória histórica na Província do Guairá. O evento será às 20h no Sudakas Bar, Av. República Argentina, 1106, Centro. Entrada gratuita.
A produção revisita a história das cidades e missões jesuíticas da antiga Província do Guairá (sécs. XVI e XVII), explorando a resistência cultural e a memória ancestral das comunidades guaranis. Com entrevistas de especialistas e lideranças indígenas, o documentário propõe uma reflexão profunda sobre a luta dos povos originários por preservação cultural e territorial.

Na Unila
No dia 20 de janeiro, às 19h30, será inaugurada a exposição fotográfica “Retratos Interculturales UNILA”, no 3º piso do Prédio Central do Jardim Universitário, ao lado do Auditório. A mostra celebra a diversidade dos estudantes da UNILA, por meio de 52 imagens que retratam 30 nacionalidades e 22 etnias, evidenciando a riqueza cultural e acadêmica que caracteriza a identidade da Universidade.
O projeto é uma realização da Secretaria de Comunicação Social da UNILA e tem como objetivo consolidar os conceitos de internacionalização da Instituição e apresentar, através da fotografia, os rostos, as expressões e as histórias de estudantes da Universidade.
Após o lançamento, a exposição ficará disponível para visitação no mesmo local e também contará com uma versão digital, que poderá ser acessada pelo Museu Digital UNILA (MUD).

Da redação com assessorias