Convênio entre UDC e Harvard cada vez mais forte

O Grupo UDC é o único na América do Sul a assinar um Convênio com a Universidade de Harvard no Programa Harvard Health Lab Accelerator.

O Programa UDC e Harvard Health Lab Accelerator Brazil – H2A, teve o Convênio assinado pelo menos até 2029.  Ele procura promover a criatividade e o empreendedorismo através do intercâmbio intercultural, capacitação, ecossistemas de startups e inovação na comunidade acadêmica.

No início do mês, uma comitiva com 8 representantes de Harvard estivem no Brasil para uma série de eventos no Grupo UDC, entre eles a homologação do Convênio entre as instituições.

O momento contou com a participação da Presidente do Grupo Professora Rosicler Hauagge do Prado, do Pró-reitor da UDC Prof. Dr. Fábio Prado, o Diretor de Criatividade e Empreendedorismo Prof. Sam Magee, da jornalista e escritora sênior da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan Meg Murphy, ex-reitora da instituição americana Ph.D. Michelle Ann Williams (atualmente em ano sabático) e seu esposo Aaron Todd Curtis Engenheiro do MIT, do reitor assistente de Saúde da População e Educação em Saúde Ph.D. Lumas Joseph Helaire, a gerente de aceleradores e parcerias do H2A Leslie Coles, o diretor de laboratórios e prof. de Harvard Ph.D. Alain Viel, da  diretora associada de finanças em Harvard Natalie McCabe e a diretora assistente de Criatividade e Empreendedorismo no LPCE Maria Guo.

“Hoje celebramos um momento de vitória e triunfo para todos nós. A parceria que construímos entre o Harvard Health Lab Accelerator e a UDC é um exemplo inspirador de como o futuro do mundo depende desses relacionamentos. Esta colaboração entre o público acadêmico e as entidades privadas tem o poder de transformar o mundo. Quando unimos esforços, trazendo o brilho e o talento da nossa juventude com ideias inovadoras e o desejo de fazer a diferença, pavimentamos um caminho para um futuro melhor para todos.” Afirma a Presidente do Grupo UDC, Professora Rosicler Hauagge do Prado.

A ideia central é estimular estudantes empreendedores com uma paixão pelo impacto social. Enquanto muitas aceleradoras de ensino priorizam empreendimentos de curto prazo, o H2A se dedica a investir no potencial de longo prazo dos participantes, capacitando-os para se tornarem empreendedores sociais impactantes e duradouros.

“O H2A busca investir no potencial dos estudantes, não apenas em suas ideias iniciais,” destaca o Coordenador do H2A Brasil e pró-reitor da UDC, Prof. Dr. Fábio Prado, que também atua como Conselheiro e Mentor do Programa em Harvard, nos Estados Unidos. “Os projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes podem amadurecer e se tornar empreendimentos bem-sucedidos, mas nosso verdadeiro compromisso é com a formação integral dos alunos, com a educação. Nosso objetivo é oferecer orientação, treinamento, experiência e a confiança necessária para que eles possam iniciar uma trajetória de empreendedorismo social duradoura e transformadora nas mais diversas áreas. No Pitch Day de 2024, 388 ideias foram apresentadas por estudantes dos Colégios, das Engenharias, Arquitetura, Direito, Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e muitos outros”.

“O Harvard – H2A oferece uma ampla gama de recursos, desde orientação e mentorias até treinamentos específicos, no entanto, o recurso mais valioso para nossos estudantes participantes do Harvard – H2A é o networking. Eles têm acesso a uma rede de contatos enriquecedora, conectando-os a outros empreendedores, professores e alunos da Universidade de Harvard. Apresentamos o modelo H2A em todos os campi da UDC e dos Colégios. Hoje já tivemos milhares de estudantes do Grupo UDC que desenvolveram ideias de impacto, com o propósito de construir um mundo melhor e compartilhar suas propostas de transformação.” Disse a jornalista Meg Murphy.

HISTÓRICO UDC E HARVARD

Nos últimos anos, UDC e Harvard trabalharam juntas para desenvolver um relacionamento. A primeira visita da reitoria da UDC à universidade americana foi em 2019, momento em que conheceram Meg Murphy e a partir de então passaram a estreitar, tanto o contato profissional quanto a amizade. Hoje, Meg Murphy e o esposo, Prof. Sam Magee, são grandes amigos pessoais da família Prado. Em 2020, o casal veio pela primeira vez ao Brasil para conhecer a UDC. De lá para cá, foram dezenas de encontros entre eles.

Em 2023, o Programa de Criatividade e Empreendedorismo UDC foi apresentado aos estudantes do Grupo UDC, incluindo os seis Colégios. A partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, até os cursos de Graduação, todos passaram a ter aulas semanais da Disciplina de Criatividade e Empreendedorismo, sendo nos Colégios uma e na UDC vezes na semana.

3 LABORATÓRIOS INTERNACIONAIS H2A BRASIL

Em novembro de 2023, dois marcos importantes ocorreram: a realização do Festival de Ideias Pitch Day e a inauguração do 1º Laboratório Internacional de Criatividade e Empreendedorismo Acelerador de Ideias Dr. Acir Amilto do Prado que fica no Centro Universitário UDC e Colégio Educação Dinâmica, o 2º, inaugurado em março de 2024 na unidade UDC Vila A e Colégio Anglo-Americano e o 3º recentemente inaugurado na UDC Medianeira e Caesp Internacional Medianeira. Os locais atendem estudantes de mais de 15 municípios do Oeste do Paraná e do Paraguai.

As instalações são utilizadas pelos estudantes de todas as instituições do Grupo, no Brasil e Paraguai. São espaços modernos, práticos e inovadores, que servem de base para os estudantes testarem e desenvolverem os Projetos com impacto social.

“Investimos continuamente em ambientes que estimulem o aprendizado prático e o desenvolvimento de ideias com impacto social. Com nossos três laboratórios H2A, estamos criando espaços modernos e colaborativos onde estudantes do Brasil e Paraguai podem explorar o empreendedorismo social. Esses laboratórios representam nosso compromisso com a educação inovadora, proporcionando aos alunos um local para experimentar e transformar suas ideias em soluções reais.” Declara a Profa. Rosicler.

“Esses laboratórios H2A são muito mais do que espaços físicos. Eles incentivam a conexão e a prática das habilidades empreendedoras, preparando os estudantes para se tornarem líderes e agentes de mudança. É inspirador ver como esses ambientes fomentam o engajamento e a criatividade, ajudando os alunos a desenvolverem projetos com benefícios concretos para a sociedade. O objetivo é que eles saiam pensando diferente e prontos para causar um impacto positivo no mundo.” Conclui a Ph.D. Michelle Ann Williams, de Harvard.

Assessoria