PROJETO PLANTAS MEDICINAIS
Profissionais de Saúde de Céu Azul, saem da teoria e visitam horto de Itaipu
Em fase de capacitação dentro do projeto Plantas Medicinais e Territorialização da Política Nacional, profissionais da saúde do município de Céu Azul, fazem visita guiada no Horto de Plantas Medicinais, Condimentares Aromáticas Não Convencionais, localizado no Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu
“Eu estudo as plantas medicinais e seus benefícios porque acredito no potencial de contribuição para a saúde das pessoas e estar no Refúgio Itaipu, ver e tocar em várias espécies delas, é muito enriquecedor”. Essas foram as palavras do médico endocrinologista, que atua na saúde pública de Céu Azul, Rodrigo Fernando Gonçalves.
Ele assim como um grupo de enfermeiras, dentistas e o secretário de Agricultura da cidade, Álvaro Rodrigues, participaram de uma visita guiada pelo engenheiro ambiental gestor do horto, Marcos Carvalho e pela pedagoga, Leilane Soares, no Horto de Plantas Medicinais, Condimentares Aromáticas Não Convencionais, localizado no Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu. A visitação também foi acompanhada por um dos gestores do projeto Plantas Medicinais e Territorialização da Política Nacional, professor doutor, Jair Kotz.
Vale ressaltar que os profissionais da saúde pública de Céu Azul, assim como outros municípios, já estão participando da capacitação por meio de uma plataforma que disponibiliza as aulas on-line.
A enfermeira, Rosângela Franciscato Silva, que está na coordenação da atenção primária no município, também destacou como “muito positiva e enriquecedora, as ações do projeto”. “Eu sempre gostei da saúde integrativa, quando ofertaram esse projeto vi que iria somar muito na saúde pública do nosso município. As aulas estão sendo ótimas, abrindo muito a nossa mente”, garantiu ela que destacou as ações como necessárias. “As plantas medicinais fazem parte da nossa origem; são os saberes de antigamente que precisamos resgatar, para que nós e toda comunidade tenhamos qualidade de vida”, pontou Rosângela.
Dados – De acordo com Jair Kotz, são 350 profissionais da saúde e 600 da capacitação do uso popular, envolvidos até o momento, em 15 municípios do Paraná.
“Estamos trabalhando em etapas com uma adesão muito positiva dos gestores municipais e suas equipes de saúde. Sem dúvida, os resultados serão cada vez mais significativos e quem ganha somos todos ele, com uma saúde integrativa”, pontuou.
Profissionais da saúde de Céu Azul, saem da teoria e partem para a prática no horto de Itaipu
Fonte: Assessoria