Índice de aprovação nas escolas municipais aumentou para 95% no período e as reprovações diminuíram.

O Exercício de 2023 pontua a melhoria do desempenho dos alunos, com vários novos programas educacionais e obras de infraestrutura, avanços em projetos como o Cartão Material Escolar e a necessidade de melhorar a segurança nas unidades de ensino.

Redação Almanaque Futuro com base em pesquisas e informações oficiais/AMN

 

A Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu, atende a mais de 25 mil alunos em 50 escolas municipais de ensino fundamental e em 45 Centros Municipais de Educação Infantil, os chamados CMEIs, com mais quatro unidades conveniadas.

Em 2023, a Secretaria, ou SMED, implementou uma série de ações para melhorar a qualidade no ensino, investindo em obras de infraestrutura nas escolas municipais, com reformas, ampliações e construção de novas unidades. A pasta promoveu também ações de formação continuada para professores e programas como a Educação Integral, Educação Ambiental e o Programa de Educação para o Trabalho. Avalia-se que com o resultado dessas ações, a educação municipal de Foz do Iguaçu apresentou avanços importantes neste ano.

De acordo com dados da SMED, o índice de aprovação no ensino fundamental aumentou de 85% para 90%, e o índice de reprovação diminuiu de 5% para 3%. Além disso, o número de alunos matriculados no ensino fundamental integral aumentou de 10% para 20%.

 

Os CMEIs: onde tudo começa

Os Centros Municipais de Educação Infantil são bem recebidos pelas comunidades onde foram instalados e a iniciativa é um dos pontos fortes da administração, sobretudo quando há o comprometimento em oferecer uma educação infantil de qualidade.

Os CMEIs, atendem 8 mil crianças de 0 a 5 anos (Educação Infantil) em Foz, pautando os princípios da educação inclusiva, com equidade e diversidade, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos participam de atividades pedagógicas que estimulam o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas, socioemocionais, culturais; lúdicas por meio de diversão e a aprendizagem. Nos espaços, as crianças ainda aprendem a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, bem como os hábitos de higiene pessoal e coletiva.

É uma demanda pública muito importante e que se tornou essencial, não somente para a educação infantil na cidade, mas que possibilita aos pais acesso às atividades laborais, sabendo que os filhos estão seguros e em ambientes acolhedores, se preparando para o ensino fundamental.

As estruturas possuem profissionais qualificados e oferecem atendimento especializado para crianças de diferentes origens e culturas, com atenção às crianças com necessidades especiais.

Em breve a cidade receberá mais uma dessas unidades, o Cmei Dona Brida, na região do Três Bandeiras, com capacidade de atender cerca de 300 crianças. É a 13ª unidade na atual administração. Até o final deste ano, a prefeitura investiu cerca de R$ 84 milhões em obras no setor da Educação.

O mais novo CMEI a compor a Rede Municipal de Ensino será construído através do Termo de Conversão de Área (TCA) nº 002/2023, com um investimento previsto de R$ 4,2 milhões, com empresa que está construindo um dos maiores loteamentos do município, com 1.098 lotes. O novo modelo de gestão tem contribuído muito para o desenvolvimento. Nele, as loteadoras, no lugar de fazerem doação de áreas técnicas à prefeitura, que em muitos casos ficam anos sem utilidade, transformam o valor em obras que beneficiam a população. No caso da localidade conhecida como Três Bandeiras a “Conversão de Área” se deu para atender a demanda de crianças que necessitam de um CMEI mais perto de suas casas. A loteadora responsável pela construção espera entregar a obra em menos de um ano.

Como em outras unidades, o novo Cmei contará com 10 salas de aula, lactário, solários, sala de professores, sala multiuso, playground, pátio coberto para atividades e refeições, secretaria com hall de acesso, banheiros para alunos, funcionários e banheiros externos para os pais, área de cozinha/serviços e estacionamento. O projeto arquitetônico foi executado pela Secretaria Municipal de Planejamento e a fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Obras.