TRANSFORMAÇÕES A VISTA

  • Por Prof. José Afonso de Oliveira

 

Agora o Tratado de Itaipu disponibiliza a energia excedente da Itaipu, no Paraguai para ser vendida a quem eles desejarem a preço de mercado internacional, em dólar. Isso significa de imediato que o Paraguai é hoje o maior produtor internacional de energia renovável do planeta.

Isso posto o Paraguai vai oferecer a sua energia para que investidores internacionais possam criar empresas tendo baixo ou custo zero de energia por um determinado período de tempo.

Assim é que a realidade na Tríplice Fronteira deverá ser transformada, em curto espaço de tempo. Indústrias com alta tecnologia deve ser instaladas gerando emprego e riqueza no país vizinho.

Isso significa que os demais países vizinhos, Argentina com Puerto Iguazu e o Brasil com Foz do Iguaçu devem também realizar investimentos para dinamizarem ainda mais as suas economias tendo uma perspectiva de fornecimento para o mercado internacional globalizado.

Estas 3 cidades já estão passando por processos de transformação mas serão agora muito mais profundos e acelerados e temos a esperança que também as desigualdades sociais possam ser eliminadas ou mesmo reduzidas significativamente.

 

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário e escreve semanalmente para o Almanaque Futuro