- Prof. José Afonso de Oliveira –
Viver em Foz do Iguaçu é estar sempre em contato com a natureza quer através dos rios que circundam as nossas terras como o Iguaçu e o Paraná, quer também ter uma imensa reserva florestal dentro de nossos limites geográficos.
A beleza, exuberância das Cataratas do Iguaçu e toda a magnificência de sua reserva florestal é algo que encanta e, mais do que isso canta toda a grandeza da natureza. Poder ver tudo isso e, mais do que isso, sentir é algo extraordinário.
Mas esse Parque Nacional do Iguaçu está hoje tombado como patrimônio natural da humanidade e toda essa natureza ultrapassa as nossas fronteiras, adentrando em território da Argentina. É assim que através dos encantos naturais estamos harmoniosamente unidos como brasileiros e argentinos.
Mas andar pelas nossas ruas onde temos milhares de árvores plantadas e em algumas delas existem entrelaçamentos dessas árvores formando verdadeiros túneis vivos.
Mas tudo isso ainda é pouco com o nascer e o pôr do sol todos os dias, um espetáculo de rara beleza que nos enche de felicidade.
Acordar com o canto dos pássaros, grandes e pequenos que voando pelos ares, gritando, cantando, trazem um sentido lindo para o dia que está começando.
Tudo isso nos faz entender que realmente somos partes da natureza e esta é sempre grandiloquente, bela e nos encanta sobremaneira todos os dias, durante o transcurso de todos os anos.
Viver aqui tem todo esse aspecto de embelezamento que faz um bem enorme para a vida de todas as pessoas.
José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário.
Foto Urbia/Cataratas, recente cheia a impressionar os visitantes. Imagem produzida por Leonel Alves: