Turismo em Foz do Iguaçu abre série Embarque Brasil da Embratur
Parque Nacional do Iguaçu é citado como exemplo de como a retomada do turismo vem ganhando força
O turismo de Foz do Iguaçu é o destaque na estreia do Embarque Brasil, programa da Embratur para fortalecer a divulgação e promoção dos atrativos do país. O primeiro programa, da série quinzenal, mostra as belezas e números do Parque Nacional do Iguaçu. Ações como esta, em conjunto do setor público e privado, são essenciais na divulgação e promoção do destino.
Abrigando um dos maiores cartões postais do Brasil, a unidade de conservação já recebeu mais de meio milhão de visitantes em 2022, diz o apresentador Kaio Orsini. “Fascinante, encantador, extraordinário, deslumbrante, seja o adjetivo que for, o Parque Nacional do Iguaçu, é um exemplo de como a retomada do turismo vem ganhando força no Brasil”, ressalta.
Na comparação com os últimos dois anos, destaca a reportagem, o número (554 mil) já é praticamente o mesmo quando somados os dois primeiros semestres de 2020 e 2021. Nos primeiros seis meses de 2022, o parque recebeu turistas de 129 países. Argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses e uruguaios puxam a fila de visitantes estrangeiros.
“A visitação do primeiro semestre é muito significativa, representa 61% da visitação que tivemos em 2019 no primeiro semestre, o melhor ano em termos de visitação”, disse Wemerson Augusto, da concessionária do parque. “Para este segundo semestre, esperamos uma recuperação ainda melhor e romper a fronteira de um milhão de visitantes”.
Esforço conjunto
A produção do Embarque Brasil destaca que os números apresentados no programa são indicadores de que os esforços de autoridades e instituições ligadas ao setor em Foz do Iguaçu e todo Brasil têm valido a pena. “Ainda mais após dois anos marcados por dificuldades em razão da pandemia”, ressaltou o narrador.
Ainda de acordo com a reportagem, soma-se a recuperação o fato do Brasil ter recebido em 2022, mais de um milhão de estrangeiros com vistos de turistas, praticamente o dobro registrado o ano inteiro em 2021. “O que já pode ter gerado aproximadamente US$ 1 bilhão para a economia brasileira”.
Reconhecimento
A primeira edição do Embarque Brasil é mais um reconhecimento da Embratur, das articulações envolvendo os setores público e privado ligados ao trade turístico. O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, foi à Brasília se reunir com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
“A partir destas ações, a agência passou a priorizar o Destino Iguaçu”, disse. Angeli lembra que em maio as imagens das Cataratas do Iguaçu estrelaram uma campanha publicitária da Embratur com outdoors em Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington nos Estados Unidos.
Ícone nacional
As Cataratas do Iguaçu, afirmou ao programa o presidente da Embratur, são um dos cartões postais do Brasil quando se trata da promoção do turismo para os estrangeiros. “Faltam palavras para descrever a beleza da região, o parque em Foz do Iguaçu também é um exemplo de modelo de concessão bem sucedida a administração privada”, concluiu Silvio Nascimento.
O Embarque Brasil reforça ainda que a Embratur segue promovendo e divulgando as belezas do país no exterior e as Cataratas do Iguaçu estão sempre presentes nas ações da agência em todo mundo.
O Embarque Brasil vai ao ar quinzenalmente e fica disponível nas redes sociais da Embratur. O programa sobre Foz do Iguauçu pode ser acessado no Youtube pelo link https://www.youtube.com/watch&_=9Q-CmQ8hJMw.
AMN