Marco das 3 Fronteiras celebra 119 anos nesta quarta, 20 de julho

Há mais de um século com histórias e momentos marcantes na fronteira

O local mais charmoso de Foz do Iguaçu, Marco das 3 Fronteiras, completa 119 anos no dia 20 de julho. O obelisco verde e amarelo, monumento emblemático da fronteira, foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR) em 1914.

O marco brasileiro foi inaugurado pelo marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira. O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.

Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. Os “Hitos de las Tres Fronteras”, como são chamados pelos paraguaios e argentinos, já receberam milhares de visitantes anônimos e ilustres, e contam ainda com importantes passagens na história política do Brasil, Paraguai e Argentina, bem como na do continente.

Encanto dos visitantes – O Marco brasileiro é apaixonante, e isso é visto nos depoimentos dos visitantes, como conta a Mariana Lima. “Lugar muito agradável e bonito, me surpreendi com as atrações! Visitei no final da tarde, e foi lindo. Há algumas opções de comidas num restaurante maravilhoso também. A visita vale a pena!”

Quem vem de outro país também é conquistado pelo charme do Marco, como o Angelo Gomez, da Argentina. “Um local interessante e muito charmoso. Geopoliticamente importante e que se pode desfrutar de um show artístico que representa os três países. Também tem uma comida muito boa e lembrancinhas lindas.”

Novas apresentações – Nesta nova fase, e com muitas novidades ainda a caminho, o Marco inicia novas atrações culturais. O ponto alto da experiência apresenta novidades. O Show das 3 Fronteiras está ainda mais marcante, simbólico e com a cultura de cada país da fronteira, fazendo um passeio pela Argentina, Brasil e Paraguai.

Além das clássicas encenações, como Lenda das Cataratas e dança de época, o show contém as novas performances do tango argentino, parte de destaque e emoção para os visitantes, também como da polca paraguaia e do samba brasileiro. Só presenciando as apresentações para mensurar a beleza do espetáculo.

Orgulho em fazer parte – O Marco também é um local especial para os seus funcionários. Em 2022, o atrativo gerido pelo Grupo Cataratas, foi eleito “Great Place to Work”, ficando na 59ª colocação entre as 130 melhores empresas para trabalhar no país, na Categoria Pequenas Empresas. O reconhecimento veio por meio dos próprios embaixadores e da GPTW Brasil, especializada no assunto.

Essa não foi a primeira vez que o Marco recebeu o destaque. Em anos anteriores, o atrativo também foi reconhecido entre as melhores empresas para se trabalhar. Desde o ano de 2019, o local mais charmoso de Foz fica entre os mais bem colocados do GPTW. No Paraná já se posicionou em primeiro lugar na Categoria até 99 Colaboradores.

Funcionamento em julho – O atrativo está abrindo todos os dias, inclusive às segundas-feiras, das 14h às 21h. O horário segue até o final do mês, dia 31. Para realizar a visita, os interessados devem adquirir o ingresso com a escolha de dia e horário disponíveis. As vendas são preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br.

Assessoria/Fotos Nilton Rolin, Kiko Sierich, Christian Rizzi e Marcos Labanca