Em 2021, foram implantadas sete novas farmácias; mais de 612 mil pacientes foram atendidos no ano, com a distribuição de 34 milhões de medicamentos
Cerca de 34 milhões de medicamentos foram distribuídos a mais de 612 mil pacientes, em 2021, pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. O investimento foi de R$ 6,4 milhões. O acesso aos remédios foi ampliado durante o ano, mesmo em plena pandemia de covid-19. Foram implantadas sete novas farmácias, melhorando a cobertura e o abastecimento em regiões mais populosas da cidade.
Além da unidade que acompanha o consultório móvel nas áreas rurais do município, foram implantadas farmácias nas Unidades de Saúde do Morumbi II, Morumbi III, Lagoa Dourada, Sol de Maio, Curitibano e Jardim América.
Somadas às já existentes, são 24 farmácias no município, distribuídas entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Padre Ítalo 24 Horas, UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e CEM (Centro de Especialidades Médicas). Juntas, elas atenderam 612.578 pacientes e fizeram a dispensação de 34.150.596 medicamentos ao longo do ano passado.
“Ampliar o acesso à saúde está entre as prioridades da gestão municipal, por isso, fizemos uma reorganização no setor e conseguimos implantar duas novas farmácias no Distrito Nordeste, que tinha apenas uma, na UBS São João”, explicou a secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo.
“Na região central, apenas a UBS da Vila Yolanda possuía farmácia, por isso uma nova foi aberta na unidade do Jardim América. São sete novas farmácias e estamos em fase de organização para abertura da oitava na Unidade do Portal da Foz”, adiantou Rosa. “A intenção é facilitar a vida dos cidadãos, para que não precisem fazer grandes deslocamentos, até porque grande parte dos pacientes são idosos e pessoas que têm dificuldades de locomoção”.
*Menos deslocamentos*
Moradora do Jardim América, Mariângela Rodrigues Gouveia há quatro anos buscava sua medicação no Centro de Especialidade Médica (CEM), no Centro da cidade. Percorria uma distância de quase 4 km e, muitas vezes, comprava seus remédios em alguma farmácia particular próxima por não conseguir se deslocar. “Fica perto de casa. Sempre consultei nessa UBS. Está muito bom, não falta remédio e todos são muito atenciosos”.
Quem vive na região de Três Lagoas também está satisfeito com a farmácia que abriu na UBS Sol de Maio. “Faltava uma farmácia aqui, porque a gente tinha que ir na unidade São João buscar medicação. Deu uma melhora muito boa, o atendimento é excelente, não falta remédio e todos que moram por aqui ficaram muito satisfeitos”, disse a moradora Rosana Márcia.
*Investimentos em medicação*
Os medicamentos essenciais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são financiados pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. No entanto, somente em 2021, o município investiu 77% de recursos próprios para a distribuição dos medicamentos à população.
A aquisição dos medicamentos ocorre através do Consórcio Paraná Saúde, do qual 398 municípios dos 399 do Estado do Paraná fazem parte, e ainda por processos licitatórios realizados pelo município.
A supervisora de assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde, Flavia Rastelli, ressaltou que, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia e o aumento da demanda, a prefeitura não mede esforços para encontrar soluções garantir um atendimento de qualidade à população.
AMN