Grupo Saúde com Arte promove arteterapia para idosos no SUS

Oficina de pintura fortalece coordenação motora e proporciona bem-estar aos participantes, todas as quintas-feiras, na Unidade de Saúde da Família do Profilurb I

Todas as quintas-feiras, das 7h às 8h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Jonathan Pliacekos, no Profilurb I, oferece uma oportunidade especial para os idosos: uma oficina de arteterapia. A atividade visa proporcionar aprendizado em pintura enquanto fortalece a coordenação motora fina, um aspecto crucial a ser trabalhado nesta fase da vida.

Essa iniciativa faz parte das ações do Grupo Saúde com Arte, um projeto idealizado pelas agentes comunitárias de saúde da unidade em colaboração com a Equipe Multi (multidisciplinar) do Distrito Sul.

Aberta para toda a comunidade, a oficina já conta com 15 inscritos e é um espaço dedicado à exploração criativa por meio da pintura em papel, tela e tecido. Durante as sessões, são ensinadas diversas técnicas de pintura, permitindo aos participantes expressar sua criatividade de maneira única.

“A arteterapia é uma prática integrativa, e surgiu como uma atividade indicada para trabalhar questões relacionadas à coordenação motora grossa e fina, atenção, memória, para que os idosos possam ser mais independentes nas atividades de vida diária. Pensamos em trabalhar mais com pessoas idosas ou com algum acometimento nesse sentido, como por exemplo, pessoas com Parkinson em estágios mais iniciais, pós-AVC, ou outras patologias que afetam a funcionalidade”, explica a fisioterapeuta, Rafaelly Gomes Vieira.

A professora aposentada Noeli Paz Camargo, de 56 anos, frequenta a oficina há aproximadamente três meses e descreve a experiência como “uma terapia muito boa, e que proporciona felicidade e um novo conhecimento”.

Bem-estar
Além de oferecer uma atividade enriquecedora e terapêutica, a oficina também promove o bem-estar e a interação social, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para os participantes.

É o que conta a agente comunitária Jovina de Souza França, de 65 anos. Para ela, a atividade é um momento de refúgio e acolhimento, compartilhado com outras colegas. “É um momento relaxante, que ajuda a trazer calma, e eu estou gostando muito porque também estou pintando pela primeira vez, e estou muito feliz por isso”, comentou.

Dona Idair Vieira, concorda com a colega, ao relatar as melhorias no dia-a-dia. “Tem sido muito positivo e eu vejo diferenças na execução das atividades de rotina, a gente melhora a parte física fazendo arte, é muito bom”, completou.

Ações
O Grupo Saúde com Arte integra o programa `Saúde de Ouro’, que oferta uma série de ações complementares desenvolvidas pela equipe Multi no Distrito Sul. Com aproximadamente 150 participantes, o Saúde de Ouro realiza as Turmas da Coluna (voltadas a fortalecer essa parte do corpo), o grupo Ginástica da Mente, Grupo de Convivência, de reabilitação pós-AVC, de estilo de vida e o de biodança.