Diretor da Unioeste, Sérgio Fabriz, é Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu
Honraria foi entregue em sessão solene da Câmara por iniciativa do vereador Marcio Rosa
Na manhã desta terça-feira, 7 de maio, a Câmara Municipal homenageou o diretor-geral do campus da Unioeste, Sérgio Moacir Fabriz, com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A sessão solene aconteceu no plenário da Casa de Leis, ela foi aberta pelo presidente da Câmara João Morales (União) e conduzida pelo vereador Rogério Quadros (PSD), em atendimento à iniciativa apresentada pelo vereador Marcio Rosa (PL), aprovada pelos demais vereadores e concedida por meio do decreto legislativo 09/2024, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município. O proponente da honraria, Marcio Rosa (PL), foi à tribuna e declarou: “Temos a educação como pilar, alicerce da sociedade. Por ela temos a chance de libertação. Hoje é um momento oportuno para essa homenagem não apenas pelo que o Sérgio realizou, mas também pelo futuro como diretor-geral da Unioeste. E no Hospital Municipal, quando diretor, ajudou a salvar muitas vidas na época da pandemia”.
A cerimônia contou com a participação da banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Representando o governo do município, Nilton Bobato, ressaltou a importância de Fabriz no Comitê de Crise da Covid-19. “A todo momento tínhamos que lutar e tomar uma decisão. O Sérgio e sua equipe de direção sempre conseguiram lidar com as situações. A cidade de Foz do Iguaçu deve muito a Sérgio Fabriz”, pontuou. “Não tenho dúvida que o Sérgio era a pessoa certa para estar no comando do hospital no momento da pandemia”, comentou Alexandre Almeida Webber, reitor da Unioeste.
Após receber o pergaminho que simboliza o título, Sérgio Fabriz agradeceu aos colegas gestores e colaboradores, aos vereadores, ao público presente e à sua esposa e filho: “Eu estou muito feliz com o título. É uma satisfação muito grande, porém esse título é um pouco de cada um, de todas as pessoas que estiveram comigo nessa caminhada”.
O homenageado se emocionou ao comentar sobre momentos da sua trajetória de vida, especialmente enquanto diretor do Hospital Padre Germano Lauck: “Nós nos dedicamos tanto, sentíamos a dor das pessoas a cada notícia e situação. Eu também gostaria de dedicar esse título a todos os profissionais de saúde e lembrar de todos que se foram”.
História de vida
Sérgio Moacir Fabriz nasceu em Marechal Cândido Rondon, PR, no dia 29 de janeiro de 1976, ele cresceu em um ambiente humilde, porém enriquecido de amor e apoio dos pais e irmãos. Sérgio é casado com Luciana Aparecida Fabriz e pai de Giovani, 14 anos.
Aos 19 anos, Fabriz foi aprovado no concurso público da Unioeste, iniciando sua carreira como agente universitário. Ele foi Presidente dos Servidores da Unioeste e membro do Conselho Superior da universidade, posição que mantém há mais de 17 anos. Atualmente está como diretor-geral do Campus de Foz do Iguaçu.
Em 2017, Sérgio foi convidado a assumir como Diretor Presidente do Hospital Padre Germano Lauck. Durante sua liderança foram criados novos leitos de UTI e concursos públicos, essenciais para a melhoria da assistência hospitalar, além de comandar o hospital durante a pandemia do Covid-19.
DC CMFI