Foz do Iguaçu recebe brasileiros repatriados do Líbano

Brasileiros foram recepcionados no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

No final da tarde desta segunda-feira (7), uma comitiva especial recepcionou os primeiros brasileiros repatriados do Líbano que chegaram ao município por meio do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Ao todo, 229 brasileiros chegaram ontem ao Brasil, em um voo que desembarcou em São Paulo, deste total, 57 tiveram como destino a cidade de Foz do Iguaçu (PR).

A chegada dos repatriados foi acompanhada por representantes do Governo Federal, Estadual, Municipal, além de familiares e amigos. “Todas as instituições estão aqui com o intuito de fortalecer o laço, não apenas de amizade, mas da solidariedade com o povo libanês. Foz do Iguaçu os acolhe e está preparada para oferecer todo o apoio para que possam ter uma vida digna aqui em nossa cidade”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

A repatriação é uma ação coordenada pelo Governo Federal do Brasil, que conta com a colaboração da Prefeitura Municipal de Foz, do Iguaçu, Governo do Estado, Itaipu Binacional e instituições libanesas do município.

O diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz, Jihad Abu Ali, destacou a importância das parcerias para garantir o bom andamento e a recepção dos repatriados. “Trabalhar em conjunto com os diferentes níveis da administração pública é essencial para garantir o sucesso da operação de resgate”, acrescentou.

Operação internacional

A chegada dos brasileiros a Foz do Iguaçu (PR) faz parte da primeira fase da Operação Raízes do Cedro, do governo federal, de repatriação de brasileiros.

Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.

Fonte: AMN com informações da Agência Brasil