Foz do Iguaçu: cidade verde, com ruas e avenidas cobertas por árvores magníficas

Manter esse cenário envolve um batalhão de servidores especializados e atentos, semelhante a um enorme jardim que necessita de cuidados em todas as estações.

 

Especial Meio Ambiente

 

Cidades verdes são o sinônimo de sustentáveis, demonstram respeito ao meio ambiente, o que é economicamente viável e socialmente justo. Municípios assim são considerados como “inteligentes”, porque demonstram investir na melhoria da qualidade de vida da população, para se viver e trabalhar integrada ao ambiente, o que inspira elevada qualidade de vida.

Foz do Iguaçu se move em sentido contrário à degradação causada pelas atividades urbanas, repensando hábitos e novas formas de uso do espaço.

Trabalhar o paisagismo em cidade como Foz do Iguaçu, onde cada recanto produz cartões postais é uma grande responsabilidade, trabalho encarado com muita seriedade pela Diretoria de Arborização e Paisagismo.

O setor atua na doação de árvores para os moradores, manutenção de canteiros centrais e reflorestamento. Em 2021 houve a revitalização do Horto Municipal, com reforma da área administrativa, acessibilidade de trilhas no entorno, em mais de 10 hectares de mata verde, além da criação de trilha sensorial voltada a educação ambiental.

O Horto é também um grande produtor de mudas de árvores nativas em estufa, e ajuda na compensação ambiental de várias localidades, como na construção da segunda Ponte com o Paraguai e a Perimetral Leste. A média de produção é de 10.000 mudas/ano, para arborização urbana no município; a revitalização da Avenida Andradina, com plantio de ipês amarelos, que no futuro será uma “avenida de Ipês”.

Um dos projetos mais recentes e de muito respeito comunitário é o “Plantio de espécies nativas em homenagem às vítimas da Covid-19 em Foz do Iguaçu”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio do Instituto Conhecer para Conservar e Ecovitale Engenharia Ambiental; ocorreram 89 plantios, sendo 50 no Parque Monjolo, 26 no Parque Ambiental Remador Omar de Oliveira e 13 na Praça Sete de Setembro. Foram utilizadas espécies como Ipês Roxo, Rosa, Branco e Amarelo.

O Ipê é um dos símbolos da cidade, se notabilizando pela beleza das flores em períodos do ano. Além destas, em 2021 foram plantadas outras 1305 mudas de árvores em quase todos os bairros de Foz. Um município tão verde, necessita de um programa de podas eficiente no perímetro público.

O projeto de “Poda Regionalizada” atende a Região Central e vários bairros, bem como tem atuação no corte de algumas espécies atendendo necessidades emergenciais da Defesa Civil; também faz recolhimento dos galhos remanescentes de temporais que ocorrem ao longo do ano.

Além disso, cabe a este setor a tarefa de orientar e licenciar para poda e supressão de árvores, neste sentido, em 2021 houve a movimentação de 1306 processos, emitindo 533 licenças, demandando a compensação de 385 plantios.

Para saber como proceder para poda ou supressão, os contribuintes devem fazer um protocolo pelo site da Prefeitura ou diretamente no setor de Protocolo Geral do Município. Em situações de risco ou emergência, o munícipe também pode fazer a solicitação via 156.

Há também muita criatividade no ambiente das soluções ecológicas criativas como o reaproveitamento de telhas de barro, material que seria destinado ao aterro sanitário, mas que passou a integrar o paisagismo nos canteiros centrais das principais avenidas e prédios públicos.