Marco das 3 Fronteiras integra o ciclo das principais transformações de Foz do Iguaçu

O Marco das 3 Fronteiras, localizado no encontro entre os rios Iguaçu e Paraná, será ainda mais apaixonante nos próximos anos. Considerado um dos locais mais charmosos de Foz do Iguaçu, integrará o corredor da Ponte da Integração, da Perimetral Leste e do novo Espaço das Américas, projetos que transformarão a experiência dos moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu.

O obelisco do Marco das Três Fronteiras tem 117 anos de história. O monumento, que foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR) em 1914 –, ganhou, desde 2015, mais de R$ 30 milhões em investimentos do Grupo Cataratas, responsável pela gestão turística e transformação do atrativo.

Atrações históricas e culturais

As famosas apresentações culturais do atrativo, que encantam visitantes do mundo todo, estão ainda mais cativantes e envolventes. Os espetáculos são realizados a partir das 18h15, junto com o pôr do sol inesquecível do Marco das 3 Fronteiras.

O local também propõe uma viagem gastronômica, com o Restaurante Cabeza de Vaca a oferecer uma experiência única no mundo, com direito à música ao vivo todas as noites. A casa possui um cardápio singular, com sabores marcantes dos três países da fronteira, e garante uma vista privilegiada do encontro entre os rios Iguaçu e Paraná.

A nova ponte está sendo construída bem ao lado do Marco das Três Fronteiras – Brasil, ligando Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. Batizada de Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná será mais um componente na paisagem do mirante do Marco, com iluminação noturna e uma infraestrutura impressionante.

Com opções de lazer para toda a família, o Marco é um atrativo imperdível de se visitar em Foz do Iguaçu. Se durante o dia o visitante tem a magia do encontro dos rios e a tranquilidade da natureza, no fim da tarde há o pôr do sol;  à noite, a vivência das atrações culturais, a iluminação e todo o encanto da fronteira.

Os moradores de Foz do Iguaçu continuam com gratuidade para visitar o Marco das Três Fronteiras. Os iguaçuenses precisam apresentar um documento com foto e comprovante de residência na cidade para obter o benefício, conforme regulamento do atrativo.

Para facilitar o acesso diário, o cadastro é digitalizado e tem validade de um ano. Todos os procedimentos de cadastramento e a retirada de ingresso dos iguaçuenses são realizados na bilheteria do Marco, instalada no Centro de Visitantes.

Parceria público privada

O sucesso do Marco das Três Fronteiras é resultado da concessão da Prefeitura de Foz do Iguaçu ao Grupo Cataratas, empresa fundada na cidade, no ano de 1999, e que desde 2015 é responsável pela revitalização e gestão do atrativo, colaborando para o desenvolvimento da economia e do turismo em Foz do Iguaçu.

A companhia é responsável pela gestão de seis atrativos sustentáveis em três estados do Brasil: Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro. A companhia nasceu na cidade de Foz do Iguaçu, com atuação em serviços voltados ao ecoturismo, e segue com investimentos constantes em todas as suas operações.

Redação com assessoria