O avanço das obras motiva a população e o traçado da “nova BR-469” começa a surgir.

Ao se tornar uma realidade, a nova estrada está atraindo novos investimentos para a cidade.

  • Suplemento Especial Oras e Costrução Civil – 

A duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, poderá ser entregue até o final de 2024, caso não ocorram mudanças no projeto licitado e imprevistos. A estimativa é do DER, que supervisiona e atua na fiscalização no trecho de 8,7 quilômetros, que inicia no trevo de acesso à Argentina até o portal de entrada do Parque Nacional Iguaçu. O investimento é de R$ 129.663.982,03. A iniciativa, além de chamar a atenção da população, começou a causar efeitos no setor empresarial, atraindo CEOs de novos parques temáticos e complexos hoteleiros.

As obras instigam também a curiosidade dos moradores de Foz, a começar pelos que utilizam o acesso na prestação de serviços, como taxistas, operadores de aplicativos e transportadores de turistas. Todos querem saber detalhes, tais como a localização dos retornos, se haverá trincheiras ou viadutos, vias marginais e detalhes como a iluminação, ciclovia, pista de caminhada, calçadas, áreas de descanso e mesmo de como será a ligação com o trecho urbano da Avenida das Cataratas.

O Almanaque Futuro realizou um levantamento atualizado em toda a extensão da via e, a exemplo de outras demandas, é possível que até a entrega da obra ocorram algumas alterações no projeto, cujos acessos previstos serão executados conforme as frentes de obras avançam.

O fato é que a duplicação da estrada é cercada de cuidados e, apesar do intenso movimento, as providências por parte dos órgãos públicos e pela Dalba Engenharia estão atendendo o tráfego a contento dos usuários, tanto nos horários de pico como em altas temporadas e feriados prolongados, períodos em que a cidade recebe milhares de visitantes e turistas. O trecho é muito bem sinalizado, fazendo com que os motoristas mantenham a atenção, atendendo aos limites de velocidade e às normas de trânsito.

Após os três primeiros meses de 2023, as obras alcançaram cerca de 9,65% de conclusão, sendo que os diferentes serviços em execução abrangem aproximadamente 7,12 dos 8,7 quilômetros que compõem o empreendimento.

O projeto prevê duplicação da rodovia com alargamento para os dois lados, ocupando toda a faixa de domínio até o acesso ao Parque Nacional do Iguaçu. Serão duas pistas por sentido, com 3,60 m de largura cada faixa. Elas estarão separadas por barreiras de concretos com largura total de 0,61 m. O acostamento interno terá 0,60 m de largura e os acostamentos externos 2,00 m de largura.

As vias marginais contarão com a pista de rolamento de 7,00 m, passeios com 1,60 m e ciclovia bidirecional com 3,00 m ao nível da pista ou passeios compartilhados com a mesma largura.

Com relação aos retornos, o DER informa que serão executadas cinco “Obras de Arte Especiais (OAEs)”, ou seja, uma ponte sobre o Rio Tamanduá e 4 viadutos ou passagens em desnível. As estruturas serão edificadas no km 2+260, em frente ao Condomínio Ritz Cataratas, próximo ao Chocolate Caseiro, ao lado da entrada do Bairro Carimã; no km 3+970, no acesso ao bairro Remanso, nas proximidades do Dreams Park e Hotel San Juan e km 7+640, próximo ao Movie Cars. Serão interseções em níveis separados do tipo passagem superior, com vão livre mínimo de 5,50 m, com viadutos longitudinais à rodovia BR-469/PR, com a implantação de segmentos de vias marginais.

O viaduto de acesso ao aeroporto, localizado no km 6+760, será uma interseção em níveis separados, tipo passagem superior, igualmente com o vão livre mínimo de 5,5 m, modelo de interseção conhecido na engenharia como “trombeta”, com viaduto transversal em curva à rodovia BR-469, bem como a implantação de segmentos de vias marginais.

A interseção de acesso ao Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, no km 8+585 do eixo projetado, atualmente em nível, será tipo “rótula urbana”, adequada à nova geometria para duplicação da via.

Portanto, a “nova BR-469” contará sim com as vias marginais em toda a extensão, além de passeios para pedestres, ciclistas e receberá iluminação de LED. Como em geral acontece nas obras rodoviárias, a população precisará se adaptar às mudanças. O projeto oferece muito mais segurança se comparado à situação atual, com vários cruzamentos perigosos ao longo da pista.

As obras da BR-469 contemplam ainda iniciativas sustentáveis, visando garantir o meio ambiente. Uma das medidas é a construção de passa-faunas ou corredores para a passagem de animais no formato de galeria celular, proporcionando uma travessia confortável dos animais por baixo da rodovia. A estrada leva ao Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade e uma das principais reservas de Mata Atlântica do país. Por outro lado, todos os serviços precedem o menor impacto ambiental possível. Analisando mais a fundo os projetos, é possível antecipar que Foz contará com uma estrada fazendo jus à sua importância.

 

A Dalba Engenharia e os seus muitos desafios

A construtora é responsável por uma lista de obras importantes no Paraná e em vários estados brasileiros; atua também além fronteiras

A Dalba Engenharia, responsável pelas obras de duplicação da BR 469, é uma empresa paranaense, com unidades Guarapuava, Francisco Beltrão e Ciudad del Este (Paraguai). Possui um portfólio de grandes empreitadas que oferece segurança e credibilidade.

A empresa, cujo slogan é “transformando caminhos”, atua em infraestrutura, saneamento, engenharia rodoviária, aeroportos, loteamentos, urbanização e paisagismo; alargamento do leito de rios, obras e conservação e geração de energia, bem como edifica obras de arte especiais na construção civil, ou seja, constrói viadutos, pontes, trincheiras barragens e obras de contenção.

A Dalba já aplicou 3 milhões de toneladas de massa asfáltica usinada e aplicada; 7,5 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, 1,1 milhão de metros quadrados em sinalização; atuou em 12 mil quilômetros de manutenção e restauração de rodovias, reconstruiu outros 300 quilômetros de rodovias e implantou outros 90 quilômetros. Atua em várias frentes, com obras em Cascavel (BR-163), e na restauração das BR-272/PR e BR-467/PR; em Guarapuava, na Br-277 e em obras de duplicação da PR-466, realiza obras de manutenção e recuperação em várias estradas estaduais; possui obras em Santa Catarina, Mato Grosso, realiza demandas no Aeroporto Afonso Pena, para a Infraero, bem como atuou na ampliação da pista em Foz e no aeroporto de Cascavel; possui várias obras importantes em cooperativas agrícolas como a Agrária, que edifica a maior maltaria da América Latina e constrói usinas elétricas e eólicas.

Em Foz do Iguaçu a Dalba trabalhou na ampliação do Aeroporto Internacional, revitalizou a Ponte da Amizade, a Ponte da Fraternidade, realiza obras no Parque Nacional do Iguaçu e agora, duplica os 8,70 km da BR-469, a Rodovia das Cataratas. É mais do que credenciada para realizar um belo trabalho, atendendo o edital e os prazos. Está literalmente transformando um dos mais belos caminhos, o que leva ao Parque Nacional, de incontáveis belezas, atraindo ávidos visitantes de todo o mundo.

 

Redação Alamaque Futuro – Fotos DER/Assessoria