Há mais de três décadas adoçando a Terra das Cataratas e com um histórico de ações sustentáveis, a Oficina do Sorvete criou a Experiência Sensorial Sabores do Iguaçu. Esta é mais uma ação com base na linha de sorvetes premiada “Sabores do Iguaçu”, produzida com frutas nativas da região e de pequenos produtores de agrofloresta do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Atualmente, o projeto contempla seis pequenos produtores e trabalha com um comércio justo dando condições para a economia local se desenvolver.
O objetivo é evitar a extinção de variadas espécies de frutas, entre elas, o açaí de juçara. Uma espécie chave e nativa do nosso bioma Mata Atlântica, ameaçada devido à extração ilegal do palmito. Ao consumir o fruto na forma de sorvete é possível contribuir para salvar a palmeira juçara, um dos sabores da linha premiada de sorvetes.
Sustentabilidade
As ações de sustentabilidade da empresa partem do princípio de que os recursos são finitos e é fundamental pensar nas consequências da forma como são usados. É o respeito aos filhos e netos e ao mundo que será deixado para as futuras gerações. Esta visão faz parte da cultura da empresa Oficina do Sorvete.
“O objetivo do nosso trabalho de fazer sorvetes com frutas nativas é justamente criar demanda e com isto tirar estas árvores, espécies chave para o nosso bioma, da extinção. Toda comunidade pode ajudar a floresta fazendo a escolha de consumir estes produtos, estes sorvetes e produtos com o selo KMZERO. Um produto mais saudável e que ajuda a plantar novas árvores, Que trazem este selo”, destaca Cristina Muggiati, sócia-proprietária da empresa.
Com loja e fábrica a Oficina do Sorvete é parte da história de muitas gerações. É parada obrigatória de turistas e moradores locais dos municípios lindeiros. Não por acaso, a EXPERIÊNCIA SENSORIAL SABORES DO IGUAÇU já entrou no circuito “turismo de experiência” e foi lançada há menos de um mês. Um presente para os amantes da natureza, recheado de informação e sabores da Mata Atlântica, além da visão sustentável que está na base das ações.
Premiação
O ano de 2022 foi para a Oficina o reconhecimento do trabalho e a consolidação da responsabilidade com a questão ambiental na região, já presente em cada ação.
A empresa é vencedora do Prêmio Nacional de Inovação em Sustentabilidade/2022 na modalidade pequenos negócios, a maior premiação de inovação do país, promovida para incentivar e reconhecer os esforços de instituições que atuam no Brasil.
A Oficina do Sorvete tem parceiros que caminham na mesma linha e se fortalecem, entre eles, o Parque das Aves e o Sebrae. Do encontro de ideias entre a Oficina do Sorvete e o Parque das Aves, surgiu o projeto para o desenvolvimento do que mais tarde seria a linha “Sabores do Iguaçu” e que contribuiu decisivamente para a conquista da premiação. A Oficina já apostava em produtos regionais e o Parque das Aves trouxe sua grande expertise de trabalho na conservação de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Parcerias que crescem cada vez mais. A linha que começou apenas em formato paleta, encontrada em diversos pontos de venda, já pode ser apreciada no buffet de sorvete da loja e a empresa não para de lançar sabores com visão sustentável. Os consumidores mensalmente encontram novos sabores e experiências na empresa.
O QUE É A EXPERIÊNCIA SENSORIAL SABORES DO IGUAÇU?
É uma imersão de 1h30, na loja Oficina do Sorvete, com degustação de até oito sabores de gelatos, até duas paletas da linha Sabores do Iguaçu e sorvete de creme, receita original da família usada há mais de 70 anos.
Durante a “Experiência”, uma equipe preparada revela histórias e curiosidades, dentro da visão de sustentabilidade e responsabilidade com o Planeta. Um verdadeiro mergulho para sentir os sabores das frutas nativas da Mata Atlântica e contribuir com os pequenos produtores locais de agroflorestas, parceiros e fornecedores da Oficina do Sorvete.
São apenas 30 lugares por sessão e o encontro acontece de forma agendada, todas as quartas, quintas, sextas e sábados, a partir das 17hs até 20hs. Ao final do encontro, em caso de boa confirmação meteorológica, os participantes poderão desfrutar de uma varanda com um pôr do sol deslumbrante.
Assessoria