Secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu exalta trabalho das equipes assistenciais na pandemia da Covid-19
Declaração de Elias de Sousa, também presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), foi dada ao programa Expressão Nacional
O trabalho das equipes de Assistência Social do Brasil durante a pandemia de Covid-19 para garantir a segurança alimentar e atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social foi destacado pelo secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias de Sousa, durante a participação no programa Expressão Nacional, transmitido pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira, 22.
Elias é presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e participou do debate sobre o financiamento de programas sociais pelo Governo Federal.
O secretário disse que, apesar dos recursos de crédito extraordinários recebidos, a maior parte dos recursos empregados nos trabalhos realizados partiu dos próprios municípios.
“Durante a pandemia os municípios não pararam. Várias dificuldades surgiram e, claro, de forma mais grave isso atingiram quem já vivia em situação de vulnerabilidade. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) criou novas formas de atendimento, mecanismos estratégicos para atender a população. Os recursos extraordinários vieram justamente com esse fim, não para cobrir o todo”, afirmou Elias.
Mesmo com a redução do número de casos, o presidente relembra que os problemas não diminuíram e os reflexos da pandemia ainda serão vistos. “A situação de pobreza e desigualdade social se agravaram muito no País e com o fim do auxilio emergencial, por exemplo, vemos a busca por atendimentos no CRAS sofrer um grande aumento, são pessoas buscando a sobrevivência. Convivemos com cortes no orçamento federal, mas precisamos seguir dando uma resposta e atendendo a população”.
O debate contou também com a presença dos deputados federais Danilo Cabral e Eduardo Barbosa, e da secretária Executiva do Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aldenora González.
AMN