Retifoz 48 anos: o sucesso de uma empresa calçada em tecnologia e responsabilidade

Houve um tempo em que Foz do Iguaçu precisou firmar os alicerces por meio do fornecimento de serviços essenciais em todos os setores. Foi assim na construção civil, turismo, comércio, exportação, transporte, e, não seria diferente no apoio às montadoras, na área da manutenção de motores para veículos, em todas dimensões e setores.

Os anos 70 foram pontuais na formação de um perfil empresarial do extremo Oeste paranaens, com o delinear de um novo ciclo de desenvolvimento. Se por um lado a agricultura avançava, por outro, iniciou-se a construção da monumental Itaipu e, imaginava-se que tudo seria diferente; a modernidade assumiria o do provincianismo. Grandes empreiteiras, transportadoras, empresas de transporte, cooperativas agrícolas, bem como a frota de veículos, saltaria em proporção populacional. No período, a cidade que comportava não mais que 30 mil habitantes, passou a receber cinco vezes a sua população.

Destaca-se à época, o surgimento de muitas empresas, em boa parte familiares, dos hotéis às lojas de materiais para construção, dos prestadores de serviços aos grandes empreendimentos com capital externo, e, pensando no atendimento à robustez da frota que estava por se formar, Lídio Galetti, Walter Scanavaca e Melsi Zaparolli, idealizaram uma empresa especializada em retifica de motores, bombas e bicos injetores. E assim, em 06 de agosto de 1975, nasceu a Retifoz.

Foi preciso muito estudo de mercado, concentração e visão empreendedora para o investimento, que além da qualidade de mão de obra, requeria tecnologia de ponta, por meio de maquinário similar ao que havia nas indústrias, quase todas em cidades muito distantes e de difícil logística de manutenção. Os sócios criaram eficientes braços de atendimento, encurtaram o caminho, acertando em tudo, a começar pela localização, às margens da BR 277, já, o principal eixo de entrada e saída do território brasileiro.

Ao ingressar os anos 80, a empresa possuía um novo quadro associativo: Lídio e Walter cederam suas ações para Melsi Zaparolli e Jorge Sanways e iniciou-se assim, uma nova etapa de dinamização e negócios.

Em 1994, o sócio e fundador Melsi Zaparolli ausentou-se por motivos de saúde e a “Retificadora de Motores Foz Ltda.”, passou a ser gerida pelos filhos Beto e José Zaparolli, se mantendo assim até os dias atuais, mas com forte obstinação familiar, sempre com espaço para as novas gerações.

A Retifoz se organizou frente à enorme demanda de produtos relacionados a motores de máquinas e veículos na região da Tríplice Fronteira, atendendo ao Brasil, Paraguai e também Argentina, por meio de uma relação confiável e sólida com fábricas e fornecedoras de peças de qualidade, a base e a garantia dos bons serviços na recuperação de motores.

A empresa recebeu vários selos de qualidade e isso garantiu não apenas a importante posição no segmento, mas também elevou a responsabilidade como distribuidora das principais marcas do mercado de peças, entre elas a Sabó, Mahle, Metal Leve, MWM Internacional, Metalúrgica Riosulense, Schadek, Bosch e muitas outras. Por meio da aplicação de peças de qualidade a empresa firmou-se como “posto autorizado” de marcas de renome mundial.

Praticamente completando meio século de trajetória, a Retifoz recentemente revitalizou as instalações, com cerca de 6 mil metros quadrados, e, gera mais de uma centena de postos de trabalho, cujos colaboradores sempre são atualizados, em acordo com a evolução tecnológica. Vale ressaltar esse aspecto social, interno e externo, cujo atendimento tornou-se preferencial, sempre zelando pela clientela com muito primor, o quer fez da Retifoz não apenas a principal empresa em sua área de atuação, como é também pontua na lista das três maiores empresas no segmento, no Estado do Paraná.

Redação Almanaque/Fotos enviadas pela Retifoz.