Projeto da PPP da iluminação pública será apresentado na segunda-feira (18) em audiência pública no MP

Para ter direito a voz na audiência, será preciso fazer a inscrição prévia pelo site da Prefeitura; durante o evento será aberto espaço para esclarecimento de dúvidas

 

Acontece na próxima segunda-feira (18), às 18h30, a Audiência Pública para apresentação do projeto da Parceria Público Privada (PPP) da iluminação pública de Foz do Iguaçu, que prevê a modernização de mais de 40 mil pontos pela cidade com tecnologia mais sustentável e eficiente.

O evento acontece no Ministério Público Estadual, na Rua Epifanto Sosa, nº 111, no Jardim Polo Centro (atrás do Fórum de Justiça), e é aberto à população. Ele também será transmitido pelo canal da prefeitura no Youtube.

Para ter direito a voz na audiência, será preciso fazer a inscrição prévia através do link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/PPPIluminacao/inscricao.html.

PPP

A PPP permitirá o aprimoramento na qualidade dos serviços prestados à população, por meio de um modelo de gestão com foco na eficiência, modernização integral do parque existente e realização de investimentos sustentáveis, promovendo um melhor aproveitamento de espaços públicos no período noturno, fortalecendo a estrutura do centro urbano e trazendo mais segurança à população.

O projeto prevê a substituição de 100% dos pontos de Iluminação Pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida (locais onde ainda não há iluminação), e maior eficiência operacional.

Outro aspecto importante será a realização e implantação de projetos de Iluminação especial de 18 dos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município, com impacto na valorização do patrimônio histórico e cultural. Dentre os locais contemplados também estão praças, parques e avenidas – o que deverá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer.

A previsão é de um investimento mensal de R$ 1,2 milhão, sem nenhuma cobrança adicional aos munícipes. Esse valor é equivalente ao custo atual dos contratos de iluminação pública (energia elétrica e manutenção do sistema), e pode ser ainda menor, com redução em torno de 50% do valor previsto inicialmente, a partir do leilão na bolsa de valores, conforme já ocorreu com outros municípios que fizeram contratações similares.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Foz, Caixa Econômica Federal, com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP), e coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento da Casa Civil e do Ministério das Cidades.

Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial.

AMN