Professora da Unioeste é homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem – COREN/PR

No mês de maio é comemorado a semana da Enfermagem de 12 a 20 de maio sendo no dia 12/5 comemorado o dia internacional do/a Enfermeiro/a e no dia 20/5 é comemorado o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Para comemorar essa semana, o Conselho Regional de Enfermagem – COREN/PR realizou em Cascavel uma homenageou aos profissionais que se destacaram por sua atuação na construção e crescimento da história da Enfermagem Paranaense. E uma dessas profissionais, foi a Enfermeira e professora da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, Elis Palma Priotto.

Na apresentação a equipe organizadora comentou sobre a trajetória de trabalhos realizados na Estruturação e coordenação por nove anos do primeiro curso de graduação em saúde: Enfermagem (bacharelado e licenciatura) na Unioeste de Foz do Iguaçu e sobre a história do curso que começou em 1997 com a ideia da criação de uma turma única de Enfermagem, na instituição pela diocese de Foz Iguaçu.

A docente que foi aprovada em 1º lugar em Enfermagem no 13º Concurso público da Unioeste para o campus de Cascavel, foi durante oito anos a única professora efetiva do curso. Com muitas reuniões, lutas, passeatas, alunos dormindo na praça, a professora Elis, que ministrava suas aulas no local conseguiu manter o curso no campus de Foz do Iguaçu definitivamente. Em 20/09/2004 com o decreto nº 3637, foi autorizando a inclusão do Curso de Enfermagem no campus de Foz do Iguaçu.

No mesmo ano o então Reitor, aprova a inclusão do Curso de Enfermagem – no Campus de Foz do Iguaçu, na tabela de cursos a serem ofertados no Concurso Vestibular para o ano de 2005. Com essa regulamentação, o curso de Enfermagem da Unioeste de Foz do Iguaçu dá continuidade à formação de Bacharelado com licenciatura.

“Foi uma trajetória que contou com a participação de muitos personagens, que contribuíram cada um, a seu jeito, para a definitiva implantação e funcionamento do curso. Muitos participaram da história, pessoas engajadas na defesa da universidade pública. Em especial os estudantes de Enfermagem, do Diretório Central dos Estudantes, professores de outros cursos, técnicos e membros da sociedade. Enfim, todos de uma maneira ou outra estavam garantindo o funcionamento da Universidade”, diz.

Por fazer e marcar a história do curso de Enfermagem da Unioeste a Prof. Elis Palma Priotto, recebeu as mais justas homenagens, pelas importantes contribuições que resultaram na criação e na permanência do curso no Campus de Foz do Iguaçu.