Unidades viram Ecopontos, onde podem ser levados, por exemplo, restos de móveis e de materiais de construção
O descarte de materiais volumosos, como restos de móveis e de materiais de construção, pode ser feito pela população em quatro Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) de Foz do Iguaçu.
A transformação das UVRs em “ecopontos” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, do qual faz parte a coleta seletiva.
A mudança traz mais comodidade aos moradores, especialmente vizinhos das UVRs, e tem o objetivo de evitar o descarte irregular dos materiais inertes domésticos.
Confira quais são as UVRs:
– UVR Manoel da Silva – Rua Iacanga, Jd das Palmeiras
– UVR Graciela Barbosa – Rua Guimarães Rosa, Bairro América;
– UVR Pedro Colombeli – Rua Angatuba – Três Lagoas
– UVR Rosana Lemos Turmina na Rua Ronaldo Lopes Bairro Morumbi
O que e como descartar
O serviço está disponível para receber pequenas quantidades de resíduos como restos de móveis e entulhos de material de construção. Não é permitido fazer descarte de resíduos recicláveis, podas de árvores, roçada e os perigosos como pilhas, lâmpadas, eletroeletrônicos e pneus.
Para descarte dos resíduos considerados perigosos, como pilhas, lâmpadas, eletroeletrônicos e pneus, há pontos instalados no Município e os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura https://www5.pmfi.pr.gov.br/servicos/#132 ou pelo contato da coleta seletiva 999072420.
Os resíduos recicláveis devem continuar sendo separados e entregues para a coleta seletiva, que passa uma vez por semana em cada bairro. Para consultar e/ou confirmar o dia da coleta no bairro é possível acessar o mapa virtual pelo link https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1rAIoETLpyKsas0lupKjdEzwjglB1OFyr&ll=-25.49637361715418%2C-54.541969174787056&z=11, no site da prefeitura ou no aplicativo 156foz.
Maior quantidade
Para as pessoas que tiverem resíduos inertes em quantidade maior que a permitida nas caçambas, por exemplo, que necessitem de um carro para transportar, os materiais devem ser levados diretamente até o aterro sanitário, sem custo para descarte, quando se tratar de veículo particular. O aterro funciona em horário comercial e fica na R. Ângela Aparecida de Andrade, 271 – Porto Belo.
Em caso de dúvidas, o Programa de Coleta Seletiva possui um canal de comunicação por meio do contato 99907-2420.
AMN