Itaipu Binacional mostra importância de ações socioambientais para enfrentar crise climática, destaca Zeca Dirceu
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) , em pronunciamento da tribuna da Câmara dos Deputados, disse o quanto é importante as ações socioambientais da Itaipu Binacional para enfrentar as crises climáticas que atingem diversos países e que impactou o Brasil com as enchentes catastróficas no Rio Grande do Sul.
“O novo foco e a ampliação da atuação de Itaipu até foram objeto de críticas, mas o programa Mais que Energia mostra que as empresas, de forma geral – públicas e privadas – devem desenvolver projetos em duas frentes: na preservação e proteção do meio ambiente e de forte impacto social”, reiterou Zeca Dirceu ao destacar os 50 anos da binacional.
O Itaipu Mais que Energia, segundo Zeca Dirceu, é dos programas que a binacional desenvolve que tem essa premissa: proteger os mananciais, as matas ciliares, combater as erosões e apoiar as comunidades como indígenas, pescadores, a agricultura familiar, agroecologia e os catadores de recicláveis. “A Itaipu atua em consonância com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, elencados pelo ONU como metas até 2020, e que entre eles, está o enfrentamento da fome, da miséria e da desigualdade”, pontuou;
“Os 50 anos da Itaipu merecem ser comemorados pelo Brasil e pelo Paraguai. A binacional, além de gerar energia, protege o meio ambiente, ajuda no desenvolvimento econômico social do país. O presidente Lula no seu novo governo tomou decisões muito acertadas em relação a Itaipu. A primeira delas foi colocar um paranaense para administrar uma empresa deste porte, alguém que conhece o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o Paraguai de forma significativa. E o ex-deputado Enio Verri é um gestor talhado para esta missão”, destacou.
Inclusão social
Zeca Dirceu afirmou que os gestores de governos anteriores não tiveram a dimensão da importância da usina na contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Brasil. “A outra decisão acertada do presidente Lula foi determinar que a Itaipu passasse a atuar, através do seus programas não apenas centralizados, única e exclusivamente nos municípios lindeiros”.
A Itaipu continua apoiando as cidades da região oeste, mas passou a ajudar várias outras regiões do estado através do programa Mais que Energia em ações voltadas aos municípios e entidades que atuam em ações e nos movimentos sociais . “A Itaipu está investindo bilhões de reais em obras, programas e projetos que mudam para melhor a vida das pessoas e que trazem ao Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai, um processo de inclusão e de desenvolvimento”
“Além da questão energética, do cuidado com o meio ambiente e de ações do ponto de vista social, a Itaipu apoia os hospitais, universidades, entidades e, é claro, as prefeituras que têm um papel importante também na vida das pessoas. Que esses 50 anos sejam celebrados e que essas marcas, mudanças prossigam por muito e muito tempo porque estão sendo muito benéficas a vida do nosso povo e da nossa gente”, completou.