Grupo de Trabalho apresentará a proposta de uma legislação municipal e de educação empreendedora para incluí-la no próximo Plano Plurianual
Foz do Iguaçu terá um plano municipal de educação empreendedora, de acordo com o Grupo de Trabalho do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) que trata do tema. O estudo da proposta foi apresentado na reunião de sexta-feira (14).
O coordenador do GT de Educação Empreendedora, Tércio Vieira de Araújo, explica que as legislações relacionadas ao plano vão promover a cultura empreendedora e inovadora, através de ações e programas que estimulem o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes empreendedoras dos estudantes.
“O grupo apresentará a proposta de uma legislação municipal e de educação empreendedora para incluí-la no próximo Plano Plurianual (PPA), com início em 2025. Estamos construindo esta proposta para entregar aos estudantes e sociedade uma educação pública de qualidade e a percepção de mercado e empreendedorismo”, afirma Tércio Araújo.
A coordenadora do CGDM e secretária da Fazenda, Salete Horst, reitera a importância da inclusão do plano no planejamento do governo municipal. “A inclusão dessa abordagem no sistema educacional vai desenvolver as habilidades de liderança dos alunos, um processo inicial de qualificação para o mercado de trabalho. Além de prepará-los para o mercado, auxilia na formação de cidadãos com capacidade crítica, com autonomia, sensíveis à cooperação e ao autoconhecimento”.
Ações
O plano em desenvolvimento prevê, entre diagnóstico do cenário atual e realidade municipal, eixos estratégicos, indicadores e metas, implementação e financiamento das propostas, ações que prevê desde a implementação da educação empreendedora na educação básica municipal à promoção desta para toda população.
Entre as ações já elencadas se destacam a implantação da educação empreendedora nas escolas, formação de professores empreendedores, apoio e incentivo a projetos inovadores e startups, fortalecimento das redes de colaboração e parcerias, e a promoção e disseminação da cultura empreendedora.
AMN