Foz do Iguaçu sedia a 17ª Capacitação da Rede de Mercocidades

Evento ocorre no PTI, entre 19 a 22 de setembro, e reúne representantes de seis países sul-americanos

 

Foz do Iguaçu se prepara para sediar a 17ª Capacitação Regional da Rede de Mercocidades, que acontecerá de 19 a 22 de setembro no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Com a parceria da Prefeitura Municipal e do PTI, o evento reunirá representantes de governos locais, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil de seis países sul-americanos, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.

O eixo principal da 17ª Capacitação Regional será “Direito à Cidade”, abordando temas cruciais como migração, gênero, emprego, inovação, desenvolvimento urbano, juventude e educação. Os participantes terão a oportunidade de formular projetos relacionados a esses temas e até três deles serão selecionados para receber financiamento e visitar uma experiência semelhante implementada em outra cidade da região.

O prefeito Chico Brasileiro expressou seu entusiasmo pelo evento e pela parceria contínua com o PTI. “Essa cooperação demonstra nosso compromisso com a realização da capacitação e reforça nosso papel como cidade líder na integração regional”.

Foz do Iguaçu, em busca do fortalecimento da cooperação regional e da promoção de soluções urbanas inovadoras, indicou três servidores para representar o município no evento: a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência, Dayse Mara Bortoli; Guilherme Allan Ricobelo de Oliveira, educador social da Gestão de Resíduos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e Raphael Moura de Vicente, arquiteto e urbanista, da Diretoria de Uso e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos. A cidade integra o Mercocidades desde 2001.

O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, enfatizou a importância da participação da cidade nas cúpulas anteriores da Mercocidades. Segundo ele, isso reflete o compromisso firme do município com os princípios da rede e, “com o apoio da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos para captar esse tipo de evento, colocamos a cidade em destaque em relação a boas práticas e no debate sobre desenvolvimento da integração regional e fortalecimento dos laços entre as cidades da América do Sul. A 17ª Capacitação Regional da Rede de Mercocidades pretende ser um evento significativo, reunindo líderes e especialistas de toda a América do Sul para discutir e promover soluções para questões urbanas cruciais”.

Na próxima segunda-feira, dia 18, a Mercocidades realizará uma palestra na Fundação Cultural, direcionada aos secretários municipais. O evento é liderado pela Secretaria de Governança e Transparência, com o propósito de integrar os secretários às boas práticas de gestão e políticas públicas. Durante a palestra, serão apresentados os resultados alcançados e as ferramentas implementadas nas cidades da rede.

AMN