Foz do Iguaçu recebe o II Seminário Nacional Sobre o Programa Moradia Primeiro
Entre 23 e 25 de novembro, serão debatidas as iniciativas em andamento do programa, que oferece residências temporárias a pessoas em situação de rua
O II Seminário Nacional sobre o Programa Moradia Primeiro: Da Teoria à Prática será nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Hotel Foz do Iguaçu. O evento terá participantes de todo o país, entre pessoas com trajetória de rua e gestores governamentais, para o debate sobre a iniciativa, que oferece domicílio, com acompanhamento especializado, a pessoas em situação de rua.
O seminário é organizado pelo Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua – In Rua, responsável pela elaboração junto ao Governo Federal do Guia Brasileiro de Moradia Primeiro, com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu. As inscrições para o evento estão abertas, nas modalidades on-line e presencial, e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/seminariomoradiaprimeiro.
A programação inicia no dia 23 de novembro (quinta-feira), às 9h, com um coquetel de abertura, e envolve painéis e mesas de discussão sobre as iniciativas regionais e locais de execução do programa, bem como sobre as dificuldades e boas práticas dessas experiências. O objetivo é consolidar a metodologia do Moradia Primeiro, visando a aplicabilidade em todo o Brasil.
Sobre o programa
O Moradia Primeiro (HousingFirst) é um modelo desenvolvido a partir dos anos 1990, nos Estados Unidos, e aplicado há mais de 20 anos na América do Norte e Europa. O princípio da iniciativa é que a moradia é um direito básico e deve ser garantida a todos.
No Brasil, o programa foi instituído pelo Governo Federal em agosto de 2021, para oferecer residência temporária a cidadãos com mais de 18 anos de idade em situação de rua há mais de cinco anos. Os atendidos pelo projeto também recebem apoio individualizado e domiciliar, e auxílio nas atividades cotidianas.
Uma das experiências no país é realizada em Curitiba, por meio de uma parceria entre o In Rua, a Arquidiocese de Curitiba, Província / Casa de Acolhida São José e o Movimento Nacional da População de Rua.
Confira a programação completa do evento:
23/11/2023
9h às 12h30 – Credenciamento
9h às 09h30 – Café da manhã (coquetel de abertura)
9h30 às 10h – Abertura e Momento cultural
10h às 11h30 – Mesa de abertura com autoridades e representantes da sociedade civil
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – Painel: As experiências do Moradia Primeiro nos Territórios
17h – Encerramento: Atividade Cultural
24/11/2023
9h30 às 10h – Momento Cultural
10h às 12h – Mesa: As violações de direitos humanos da população em situação de rua do Paraná e o direito à moradia
12h às 14h – Almoço
14h às 16h – O Programa Moradia Primeiro como medida de desenvolvimento econômico social e sustentável.
16h às 17h – Cerimônia de assinatura de carta compromisso com os diferentes entes federativos
25/11/2023
9h30 às 10h – Momento Cultural
10h às 11h30h – Mesa para iniciar processo de relatoria com os resultados para o Seminário Internacional.
12h – Cerimônia de encerramento
AMN