Ações de digitalização garantem prêmio “Atlas Governance Awards” para a Itaipu

Iniciativa das secretárias Joanne Pereira e Monica Rodrigues digitalizou o Conselho e a Diretoria Executiva da empresa.

 

A Itaipu Binacional foi a vencedora do prêmio “Atlas Governance Awards”, na categoria Estatal. A honraria é considerada a mais importante da América Latina na área de governança. A cerimônia de premiação aconteceu na noite dessa quarta-feira (05), com transmissão ao vivo (https://www.youtube.com/watch?v=Y8wMeTvveCY).

A Itaipu foi premiada devido ao trabalho de Monica Regina Rodrigues, secretária da Diretoria Executiva, e Joanne Candida Pereira, ex-secretária do Conselho, que trabalha atualmente na Assessoria de Planejamento da Diretoria de Coordenação. Elas implementaram a digitalização da governança em suas áreas.

Segundo Joanne, até alguns anos atrás, os processos de governança eram descentralizados e feitos de modo manual ou com o uso de diversas ferramentas, o que gerava pouco tempo para análise, retrabalho e grande volume de papel.

Com o objetivo de tornar as tomadas de decisões mais ágeis e aumentar a transparência, foi implantado o projeto de digitalização, envolvendo diversas áreas da binacional, como as secretarias, a Auditoria, Ouvidoria, Compliance, Planejamento Empresarial e Superintendência de Informática.

Como uma iniciativa do projeto, Joanne implementou o Portal Atlas de Governança Corporativa no Conselho de Administração. Com sucesso na ação, Monica levou o Atlas também à Diretoria Executiva.

Para Joanne, o prêmio demonstra o comprometimento da Itaipu com a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade das ações, além de trazer um reconhecimento de seu trabalho no projeto de digitalização. “Como profissional, sinto-me feliz e honrada. Ser reconhecida por meu trabalho nesse projeto reforça minha motivação e gratidão por poder contribuir para o fortalecimento da governança na empresa”, afirmou.

Mônica explica que o processo envolveu uma quebra de cultura positiva na Itaipu. Com a transição do papel para o digital, a informação pôde ser transmitida de modo mais rápido entre os empregados. “É muito bom ver que toda a dificuldade que a gente tinha, tanto na parte operacional quanto nas tomadas de decisão, foram vencidas”, disse.

Atlas
A Atlas GOV é o maior software de governança corporativa da América Latina, com mais de 500 organizações como clientes. O Atlas Governance Awards é a iniciativa de premiação que tem como objetivo reconhecer o trabalho de organizações e profissionais da área, que se destacaram na digitalização da governança no ano anterior, nas categorias Capital Aberto, Capital Fechado, Estatal, Sem Fins Lucrativos e Cooperativa.

Imprensa de Itaipu