Pakuá Exposição de Artes Visuais´ chega nesta semana a Foz do Iguaçu e fica em cartaz de 08 a 23 de abril no Catuaí Palladium.

Projeto inédito no país une fotografia e ilustração, apresentando um novo olhar sobre os cenários nacionais.

Cada vez mais as imagens aéreas se apresentam como um novo olhar de concepção do espaço, produzindo no espectador uma memória visual da realidade geográfica em suas diversas manifestações cotidianas. Com o intuito de democratizar essa percepção e construir narrativas inéditas a partir de uma nova perspectiva dos cenários brasileiros, a Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, lança neste ano a primeira exposição itinerante de fotografias aéreas do país, por meio do projeto cultural “Pakuá Exposição de Artes Visuais”. Selecionadas a partir de um concurso nacional realizado no final de 2020 com a participação de mais de 150 fotógrafos de todo o país, as imagens aéreas feitas com uso do drone revelam paisagens brasileiras de Norte a Sul do Brasil em ângulos inéditos.
Além das exposições, as imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line na íntegra para download gratuito no site da produtora (www.montenegroproducoes.com ). O projeto oferece medidas de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição para quem for à exposição.
Com entrada gratuita, o público poderá viajar nas asas da criatividade dos fotógrafos e também apreciar intervenções artísticas feitas por ilustradores a partir das imagens que integram o projeto PAKUÁ em cada uma das cidades – André Coelho fez em Curitiba, Ivana Lima (Foz do Iguaçu), Nilton Ribeiro (Maringá) e Raro de Oliveira (Londrina).
A iniciativa reúne nomes de peso da fotografia nacional – como o paulistano Valdemir Cunha e o paranaense Sergio Ranalli –, ao lado de fotógrafos iniciantes.
O título do projeto, PAKUÁ, tem origem no tupi-guarani e é uma brincadeira poética feita a partir da junção das palavras céu, tudo e pessoa. A tradução estética dessa criação ficou sob responsabilidade do designer, hoje sediado em Portugal, Caio Vitoriano, que interpretou esses elementos na criação da identidade visual do projeto.

SERVIÇO:
PAKUÁ – EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS
FOZ DO IGUAÇU
De 8 a 23 de abril de 2022
Local: Catuaí Palladium (Av. das Cataratas, 3.570, Vila Yolanda)
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

Assessoria