Seminário aborda os processos cognitivos para a melhoria da aprendizagem dos alunos

Encontro de Valorização dos Profissionais da Educação e reuniões pedagógicas antecederam o segundo semestre, que começa nesta terça-feira (25) na Rede Municipal

 

Garantir que o conteúdo ensinado seja realmente compreendido de maneira permanente e significativa para o aluno. Este foi um dos temas abordados nesta segunda-feira (24) durante o VI Encontro de Valorização dos Profissionais da Educação, evento online promovido pela Secretaria Municipal da Educação e que antecede o início do segundo semestre, nesta terça-feira (25).

Antes dos mais de 27 mil alunos voltarem às salas de aula, professores, coordenadores e diretores de escola participaram de um momento de reflexão e qualificação profissional, com temas da atualidade e que contribuem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

“O seminário é um momento importante para que a gente possa retomar as atividades da melhor forma possível, com boas expectativas para iniciarmos o segundo semestre e terminarmos o ano de 2023 com um saldo positivo para os nossos alunos, com melhor atendimento às nossas crianças dentro de cada sala de aula”, disse a secretária Maria Justina da Silva, que abriu o evento na manhã de hoje.

A primeira palestra, com o doutor em Ciências da Educação Julio Furtado teve como tema: “Entender como se aprende para aprender como se ensina”, onde foram apresentadas as colaborações da neurociência para o processo de ensinar e aprender.

“A neurociência nos mostra que entre o professor e o aluno existe uma espécie de ‘filtro’ comandado pelo cérebro da criança. Então, quando vamos ensinar um conteúdo, o cérebro será ativado por algo que ele acha verdadeiramente é envolvente, útil e interessante. Quando a criança está desmotivada, o filtro se alarga e não há condição mínima para o processo de aprendizagem”, explica.

Por isso, conforme orienta o palestrante, é preciso buscar referências na educação infantil para despertar atenção do aluno e tornar o conteúdo atraente. “Deixar a criança relaxada, disposta, motivada e atenta também é papel do professor. Por isso a importância de vivenciar aqueles cinco minutos antes da aula, com conversas, brincadeiras, com acolhimento, assim como acontece na educação infantil, que também usa músicas neste processo. O cérebro aprende melhor quando ele está em estado de leveza, relaxado e motivado”, afirmou Furtado.

O encontro seguiu com debates e propostas a cerca dos conteúdos em sala de aula. “Quem abre a porta do cérebro é o aluno, então tudo o que se ensina deve se parecer com algo que é próximo dele. A gente quer que o aluno aprenda de maneira permanente e significativa, para isso é preciso ativar o cérebro da criança, manter a frequência com repetições do conteúdo de diferentes maneiras e elaborar aulas com impacto emocional”.

Depois da palestra de Julio Furtado, o encontro seguiu com a mestre em educação e políticas educacionais Ana Lucia Rodrigues, sobre o Sistema Municipal de Educação e terminou com a escritora e empresária Helda Elaine com uma palestra motivacional: “Vestindo a camisa, alcançando resultados”.

No período da tarde, os profissionais da educação se reuniram nas unidades de ensino para reuniões pedagógicas sobre o segundo semestre.

AMN