Portaria ministerial limita feriados prolongados no calendário de 2022

Medida relaciona datas a serem seguidas por órgãos e entidades do Executivo federal, muitas cidades e Estados se pautam pela determinação.

 

Os feriados prolongados são uma mola impulsionadora do Turismo interno, quando os destinos disponibilizam pacotes especiais ao longo do ano. Em 2021, por exemplo, as datas cívicas e comemorativas ajudaram e muito na recuperação econômica do setor. São considerados “feriados prolongados”, aqueles que caem nas sextas ou segundas-feiras.

Já o ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado, a Paixão de Cristo, dia 15 de abril, a “Sexta-feira Santa”, que poderá ser emendado com o fim de semana. Os demais caem em outros dias da semana.

O setor de divulgação no Turismo terá que aprimorar as estratégias e promover os feriados estaduais e municipais e festejos como o carnaval, que é em muitos locais, um ponto facultativo. Os festejos carnavalescos iniciam na sexta-feira, 26 de fevereiro e prosseguem até 2 de março, a Quarta-feira de Cinzas.

A Portaria nº 14.817, de 20 de dezembro de 2021, do Ministério da Economia, que estabelece os dias de descanso no âmbito da administração pública federal, foi publicada no Diário Oficial da União. Os feriados estaduais e municipais também serão observados nas respectivas localidades, e os serviços considerados essenciais deverão ser preservados nesses dias.

Três feriados nacionais serão celebrados nos fins de semana, começando com 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano-Novo, que será sábado. Dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) serão no domingo.

Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes, uma quinta-feira); 7 de setembro (Independência do Brasil) cairá bem no meio da semana, uma quarta-feira, o mesmo ocorrerá com o 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados). O feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) será terça-feira. Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

A portaria no Ministério da Economia dificulta a decisão de “emendarem” as datas mais distantes do final de semana. Segundo o secretário de Turismo de Foz, Paulo Angeli, os técnicos da prefeitura estão debruçados sobre o calendário neste início de ano, avaliando os feriados nas grandes cidades, estados e polos considerados emissores. “Teremos que usar da criatividade para manter a demanda”, disse.

Outra estratégia que deverá ser implementada em Foz, é aproveitar os espaços entre os feriados e os finais de semana, para o mercado de convenções e eventos, uma maneira de atrair negócios empresariais e ocasionar reuniões até mesmo com setores públicos, para treinamentos.

2022 será um ano diferente, em especial no segundo semestre, quando teremos Eleições (02 de outubro) e em seguida a Copa do Mundo de Futebol, que acontece no Catar, de 21 de novembro à 18 de dezembro.

 

Redação com informações de assessorias/Agência Brasil

Imagem  Revista Viagem e Turismo