Patrimônio cultural será tema de seminário durante Feira do Livro
Evento trará convidados e apresentará iniciativas e projetos relacionados ao patrimônio
O 1.º Seminário de Valorização do Patrimônio Cultural Municipal do Cepac (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural) vai ser realizado durante a Feira Internacional do Livro, a FILFI. Os encontros ocorrerão nos dias 6, 7 e 8 de novembro, das 19h às 22h, no auditório da Estação Cultural Haroldo Alvarenga (antiga Câmara Municipal).
“O foco principal será a salvaguarda do patrimônio cultural de Foz do Iguaçu e escutar experiências bem-sucedidas de promoção da memória municipal desenvolvidas por diferentes atores e atrizes da nossa comunidade”, comentou o presidente do Cepac, Pedro Louvain.
Para os encontros está prevista a participação de convidadas, como a Dra. Claudia Parella, arqueóloga do Museu Paranaense; o juiz de direito Dr. Rui Ferreira, coordenador do Grupo de Memória da Justiça Federal/Paraná; o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos; além de moradores locais como a jornalista Rita Araújo, responsável por reuniões entre pioneiros na cidade, dentre outras participações.
No sábado pela manhã, o grupo promoverá uma visita técnica ao patrimônio cultural do PNI, com ponto de encontro às 8h em frente à Fundação Cultural. As vagas para participar do passeio são limitadas. O link será divulgado nas redes sociais da Feira do Livro.
Ganhos
Para Louvain, nos últimos quatro anos, houve muitos ganhos para o patrimônio da cidade. “Tivemos os primeiros tombamentos da história do município. Foram oito somente este ano. Outro ganho foi a desapropriação da casa de Laly Schinke [da casa de Harry Schinke está tramitando], a revitalização do aparelho cultural Haroldo Alvarenga, o início das tratativas de revitalização do grupo escolar Munhoz da Rocha e a montagem de uma exposição no porão do prédio da Fundação Cultural, que foi um ganho inédito e será inaugurado em breve com essa mostra.
AMN