Estação Cultural João Sampaio promove atividades educativas para mulheres da comunidade

A Estação Cultural João Sampaio promoveu uma série de atividades voltadas para as educandas durante a última semana, em alusão às celebrações do Dia Internacional da Mulher. O evento terminou no sábado (11), com uma roda de conversa sobre “A mulher na sociedade”.

O encontro foi ministrado pelas psicólogas da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila C Nova, promovendo reflexões sobre os importantes espaços que as mulheres estão conquistando e quais as dificuldades que ainda enfrentam.

Cerca de 60 mulheres prestigiaram as atividades que começaram no dia 8 de março, também em parceria com a Biblioteca para Infância e Juventude de Foz do Iguaçu (BIJI) e Fundação Cultural. Neste dia foi realizada uma mediação de leitura do conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti.

Todas as atividades foram conduzidas por mulheres, como a oficina “Plante Sua Semente”, ministrada pela arte educadora do projeto Foz Fazendo Arte, Simone Sozzeki Lotero.

Na quinta-feira (9), Angelene Lazzareti, professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), ofereceu uma aula de automassagem. O objetivo foi promover o autoconhecimento do corpo e ensinar ferramentas para melhorar a qualidade de vida.

“Foi muito positivo promover esse encontro de mulheres, onde elas puderam compartilhar experiências e entender melhor a importância de se apoiarem. Cada palestra ou atividade foi apresentada por uma mulher e isso cria uma rede que se estende para a comunidade”, disse Fabiana Zelinski, coordenadora do Foz Fazendo Arte.

AMN