Artesãos entregam os produtos do projeto Metamorfose

No dia 4 de fevereiro, artesãos de Foz realizaram uma visita ao Parque das Aves e às Cataratas do Iguaçu para observar e fotografar borboletas, iniciando assim o projeto “Metamorfose”. O objetivo é incentivar a criação de peças artesanais com elementos culturais regionais, especialmente focando nas “borboletas”.
Durante o mês os artesãos produziram as peças em seus ateliês. Os participantes do projeto compartilharam o progresso de criação em grupos do WhatsApp, trocaram imagens, fotos e sugestões, e movimentaram as redes sociais da Coart com o trabalho.


Em março, os artistas se reuniram no ateliê de Maria Cheung para a entrega dos produtos, os quais foram fotografados e estão sendo editados para a formação de um catálogo que acompanhará a exposição do Projeto Metamorfose, agendada para 10 de maio na Estação Cultural “João Sampaio”, na Vila “C” Nova.
Houve grande expectativa no dia da entrega das obras. Eles tiveram a oportunidade de apresentar e compartilhar um pouco do processo de criação e experiências com os colegas em uma roda de conversa. A Presidente da COART, Nilse Mognol, descreveu o momento como único, afirmando que “à medida que cada artesão apresentava seu produto, surgiam novas surpresas, demonstrando muita qualidade e peças de valor cultural agregado, além de ser uma oportunidade de aprendizado”.
A COART (Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná) foi contemplada no Edital 002/2023 de Produção e Difusão Cultural, realizado pela Fundação Cultural com apoio do Fundo Municipal de Incentivo Cultural, para o desenvolvimento do projeto Metamorfose.