*Por José Afonso de Oliveira
Para os gregos de Atenas do século V a.C. a poesia e a música significavam o ápice de todo conhecimento e, porque não dizer, da própria vida.
A cultura é um bem imaterial de inestimável valor porque ela é o cimento que permite a união em todas as sociedades. Mas a cultura tem também um componente muito importante pois que ela não tem preço, ela vale por si mesma, não necessitando que alguém possa lhe acrescentar qualquer outro valor.
Mas a cultura também responde por tudo aquilo que é imaterial em qualquer sociedade e, por conta disso, ela ultrapassa os limites de tempo e espaço.
É assim que a cultura grega, egípcia e mesmo a cultura mais moderna de Da Vinci, Miquelangelo, Pablo Picasso e tantos outros permanece muito viva e significativa em nossa sociedade atual.
Machado de Assis ainda hoje pode ser lido e perfeitamente entendido, tanto aqui no Brasil como em qualquer parte do mundo.
A música clássica alemã é sim de raríssima beleza e encantamento, em todos os tempos e lugares, ontem e hoje e assim será para sempre, em todos os momentos e para todos os povos pois ela sempre vai encantar a todos.
*José Afonso de Oliveira é sociólogo, professor e colaborador do Almanaque Futuro