Uma das estratégias adotadas pelo Visit Iguassu na atração de novos clientes para o destino, é apresentar e demonstrar o potencial da cidade através das visitas técnicas, que são organizadas pela entidade a fim de apresentar in loco a infraestrutura e os serviços ofertados no destino. Somente em 2022, foram mais de 15, que trouxeram mais de 50 profissionais, um estilo de proposta que apresenta resultados a curto, médio e longo prazos.
Constantemente, a equipe técnica da entidade identifica e inicia um processo de aproximação com profissionais e organizações promotoras de eventos, visando trazer seus eventos para Foz do Iguaçu. Esses clientes encontram na figura do Visit Iguassu um parceiro local que apresenta produtos e serviços de seus associados para que uma empresa, às vezes do outro lado do país ou do mundo, tenha segurança em eleger o destino com sede para sua convenção, feiras, congressos etc.
Esse trabalho serve como uma chancela para a segurança quem escolhe Foz do Iguaçu. “Imagine um organizador de uma cidade distante e que não conhece Foz do Iguaçu. Para ele levar seu evento para uma outra cidade é necessário estar totalmente seguro quanto aos serviços e estrutura do local. Para isso, investimos em trazer este decisor à cidade para ver o alto nível de preparo de Foz em bem receber qualquer tipo e porte de evento”, avalia Eduardo Prinz, gerente de negócios e eventos do Visit Iguassu.
Como geração de negócios para seus associados e com reflexo direto e indireto para toda a cidade, esse modelo vem se mostrando positivo. No balanço de 2022, por exemplo, esse processo foi responsável por trazer ao destino mais de 46 mil pessoas. Número que geraram um impacto econômico superior a R$92 milhões de reais para a cidade, com mais de 110 mil room nights (diárias) geradas, contato os eventos captados e apoiados diretamente pela entidade.
Felipe Gonzalez, Presidente do Visit Iguassu, aponta esse trabalho como primordial para a saúde financeira do setor turístico. “Esse processo de captação de eventos começa com essa aproximação, um relacionamento que dá frutos de forma perene. Um organizador que vem a Foz, conhece nossa infraestrutura e qualidade de serviços, sempre retorna. Esse é um papel de suma importância realizado pela entidade, pois a mantém constantemente na prateleira desses organizadores”.
2023
Para o ano que segue, a meta proposta é ampliar esse volume de visitas técnicas e desenvolver atividades e ações em diversas esferas. Estão programadas 20 Visitas de Técnicas, trazendo clientes de eventos para Foz do Iguaçu, que se soma com as visitas in-loco que serão realizadas por profissionais da entidade em empresas organizadoras de eventos e entidades promotoras em Assunção no Paraguai, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/ SP.
Além disso, a entidade deve fortalecer os programas próprios como os de famtours criados para atender o segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, popularmente conhecido no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos.
“Preparamos uma agenda para 2023 que oportuniza a vinda de 60 clientes, para que eles vivenciem o Destino Iguaçu como potencial sede dos seus eventos e concretizem negócios na cidade. Nosso plano também prevê a participação em 49 ações de mercado voltadas para atração de eventos, além é claro, de nossos eventos próprios o Iguassu Corporate Experience – ICE e o Iguassu Meeting Planners Experience – IMPE, ambos voltados para profissionais do setor e que promovem uma imersão no Destino Iguaçu, com suas atratividades, produtos e serviços prestados pelas empresas associadas ao Visit Iguassu, tudo isso para demonstrar aos nossos nossos futuros clientes que Foz do Iguaçu é o Destino ideal para os seus eventos”, avalia Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu.
Assessoria