Gentileza e Inclusão são temas de treinamentos da VISAC

Os mais de 200 motoristas da Viação Santa Clara (VISAC) participaram de um bate-papo com representantes da Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz) e professoras da Escola Municipal Ponte da Amizade, referência em educação para deficientes visuais, nessa quarta-feira (8), sobre gentileza e inclusão no transporte público.

“Geralmente falamos sobre a inclusão e o dia a dia da pessoa com deficiência visual em cursos e escolas, mas essa foi a primeira vez que uma empresa abre as portas para nós. Estamos muito felizes em poder compartilhar nosso conhecimento e experiência”, afirmou a professora Ângela Maria Diniz.

Gonçalo Souza, presidente da Adevifoz, destacou que hoje, a entidade conta com mais de 80 inscritos, mas sabe que há muito mais pessoas com perda total ou com baixa visão na cidade. E por isso, pediu o apoio e o cuidado dos motoristas no transporte delas. “Nosso objetivo é contribuir para que elas tenham autonomia. Com a colaboração de vocês (motoristas) ficaremos mais tranquilos, inclusive para nos ajudar a vencer o preconceito e a discriminação”, destacou.

Entre as informações repassadas aos motoristas, dicas sobre cores das bengalas. Cada cor indica o grau da cegueira. A amarela indica cegueira total. A verde, baixa visão. E quando bengala tem a ponta vermelha, informa que a pessoa tem a deficiência visual e auditiva.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão.

“Nenhum dia no nosso trabalho é igual ao outro. Essas capacitações oferecidas pela empresa têm nos ajudado a ser pessoas e profissionais cada vez melhores”, disse o motorista Claudecir Codo.

Humanizado

A ação que também conta com o apoio do Sest/Senat faz parte do propósito da VISAC de oferecer um serviço cada vez melhor e humanizado aos passageiros dentro do lema “Gente transportando Gente para um mundo melhor”.

Desde a primeira semana a VISAC tem investido no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um de seus colaboradores.

Nesses três meses, já foram mais de 60 horas de treinamentos e palestras visando a alta performance no transporte público. Os assuntos vão desde dirigibilidade, autorresponsabilidade, empatia, gestão do tempo e das emoções.

 

Assessoria