Mais de 2,5 mil doses foram disponibilizadas para aplicação nesta sexta (11) e segunda-feira (14) nas unidades básicas de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde reabriu o agendamento on-line para a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Foram disponibilizadas 2.568 doses, 1.304 para sexta-feira (11) e 1.264 para aplicação na segunda-feira (14). O agendamento está disponível pelo site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.
Os pais podem escolher a unidade de saúde mais próxima de casa, entre as 16 disponíveis: Profilurb II, Vila Yolanda, Portal da Foz, São João, Morumbi II, AKLP, Padre Monti, Maracanã, Campos, Três Bandeiras, Carimã, Curitibano, Cidade Nova, Jardim são Paulo I, Vila C Nova e Sol de Maio.
No dia da vacinação, o pai ou a mãe deve apresentar um documento oficial com foto (para comprovar o parentesco), comprovante de residência e os documentos pessoais da criança. É importante portar a carteirinha de vacinação do menor. Caso a criança não esteja acompanhada do pai ou da mãe, o responsável deverá apresentar uma autorização por escrito (o modelo está disponível no site da prefeitura).
A vacinação protege contra a infecção e diminui o risco de desenvolver a forma grave da doença, que pode necessitar de internamento hospitalar e, até, colocar a vida em risco.
Orientações
Se a criança testou positivo para a Covid-19, é necessário aguardar 30 dias (a contar do início dos sintomas) para receber a vacina; se recebeu outra vacina do calendário, é necessário esperar 15 dias. A criança não deve apresentar sintomas gripais (febre, tosse, coriza, dor de garganta) para receber o imunizante.
Vacinação
Como qualquer outra vacina, a aplicação pode provocar alguns efeitos colaterais, especialmente no local da injeção, que pode ficar dolorido, inchado e vermelho. Além disso, outras reações como febre e cansaço também são comuns, mas tendem a ser passageiras e a desaparecer com alguns cuidados.
Foz do Iguaçu já vacinou 9.064 crianças, 34,5% do público. A meta é imunizar mais de 26 mil crianças.
AMN