Mocidade Unida do Porto Meira anuncia desfile oficial para o Carnaval 2026

A Escola de Samba trará à Avenida Brasil seu samba enredo com Desfile Oficial no domingo

No próximo domingo, dia 15 de fevereiro, às 23h, na Avenida Brasil (quarta quadra) no centro de Foz do Iguaçu, a Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira mostra seu novo samba enredo no Desfile Oficial de Carnaval.
“Encontro de Dois Rios com a Força da Ancestralidade”, assinado pelos carnavalescos Jaime André (Pingo) e Spartaco Avelar, traz foco para a ancestralidade junto à “Bateria Furiosa”, que representa a única escola de samba ainda ativa na tríplice fronteira.
O reforço vem de agremiados, e integrantes do blocos que compõem a Associação dos Carnavalescos de Foz do Iguaçu (ACARFI), resistentes às novas configurações da cultura popular local.

O Enredo

O desfile narra a força e resistência ancestral através do encontro dos rios Paraná e Iguaçu, em umas das regiões mais populosas do município, Porto Meira, representado pela Ala das Baianas, que terá Iyalorisa Edna de Baru com destaque e, homenageando em sua comissão de frente Pai João Carlos de Oxossi, ainda, narrando a diáspora daqueles que movimentaram o comércio fluvial naquele que se tornara um dos bairros mais populosos do município, carregando em sua trajetória toda força e resistência de seu “povo de origem”.

O desfile é composto pela comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira (Paulo e Adriana), destaques, bateria e cinco alas. A coreografia da comissão de frente é assinada por Richard Witty, apoio de Josiane de Camargo, e leva à avenida a origem e a ancestralidade de Pai João Carlos de Oxóssi, o homenageado deste ano pela escola.

A apresentação promete emocionar o público desde a comissão de frente ancestral, passando por cinco alas, e destaques que trazem o cenário da comunidade local. Quem comanda o desfile é a Bateria Furiosa – sob a batuta do Mestre Rubinho – com integrantes de diversos blocos da cidade. A ala Três Fronteiras ganha a participação especial de patinadoras e de blocos locais.

Participam do desfile, além de integrantes da escola, membros dos blocos: Papai Urso, Pierrô, Imprensa, Ile Baru, Onças do Bem, Demorei mas cheguei. Os demais blocos integrantes da Acarfi, também são parceiros da escola.

Sobre a Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira:
Fundada no ano 2000, a G.R.E.C.E.S.M.U – Grêmio Recreativo Esportivo Cultural e Social Escola De Samba Mocidade Unida Do Porto Meira, tem como principais finalidades a difusão e propagação da cultura popular brasileira, a fim de organizar, participar e divulgar as festas de carnaval e o bem-estar de seus componentes através de atividades culturais e artísticas, levando em consideração suas raízes com o bairro Porto Meira, onde desenvolve atividades de pertencimento sócio histórico naquela região.

A Escola continua sendo a única ativa neste município. Após a pandemia, a Escola voltou a se apresentar nas primeiras edições (2023 e 2024) do “Carnaval da Brasil” (Foz) e, em 2025, após dezessete anos sem realizar um desfile exclusivo com samba-enredo autoral, esta Escola retornou à avenida completa. Esse foi um importante marco para a Escola e seus integrantes, pois marcou a retomada dos desfiles de escola de samba depois de longa espera.

Veja o cronograma de apresentações da Escola:Dias 13 e 14 de fevereiro, a escola apresenta-se em eventos privados em hotéis da cidade:
14/02 – 20h – Cassino City Center Iguazú
15/02 – 16h – Rafain Palace Hotel – Evento Privado
15/02 – 17h – Hotel Grand Carimã Resort – Evento Privado
15/02 – 20h – Capitão Bar
15/02 – 23h – Desfile da Escola de Samba no “Carnaval da Brasil” – Avenida Brasil (entre a Xavier da Silva e Rui Barbosa) – Evento aberto ao público em Geral
16/02 – 17h – Mabu Thermas Grand Resort – Evento Privado
16/02 – 21h30 – Hotel Grand Carimã Resort – Evento Privado
16/02 – 22h30 – Ibiza Deck Bar