Artista, professora e pesquisadora, Ludmila Castanheira é um dos principais nomes da arte no Brasil, estará em Foz do Iguaçu para conduzir atividades formativas e artísticas voltadas à linguagem contemporânea.
Doutora, com sólida trajetória acadêmica e artística, Ludmila é autora do livro “Performance arte: modos de existência” (2018), obra de referência nacional ao abordar a performance como prática estética, política e relacional. Sua atuação transita entre a criação artística, a pesquisa teórica e a formação, com participação em projetos e publicações no Brasil e na América Latina.
Em Foz do Iguaçu, Ludmila ministra a oficina “Performance Arte: Uma Introdução”, que propõe um panorama da performance no contexto latino-americano, articulando teoria e prática. As oficinas têm caráter prático e experimental, sem a exigência de materiais ou equipamentos que possam impedir a participação do público.
Com foco nas expressões da memória, a atividade é aberta a artistas e não artistas, a partir de 16 anos, com ou sem conhecimento prévio em performance arte. Todas as oficinas contarão com intérprete de LIBRAS, garantindo acessibilidade ao público participante.
Além da ação formativa, Ludmila assina a orientação artística da performance “Vale dos Corações Partidos – Fragmento n.º 02”, segundo capítulo de um tríptico em circulação por cidades do Paraná. A obra convida passantes a compartilhar narrativas de afetos e perdas, criando um espaço temporário de escuta e troca simbólica no cotidiano urbano.
A presença de Ludmila Castanheira em Foz do Iguaçu integra um projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à arte contemporânea e com práticas artísticas voltadas ao espaço público.
Serviço
Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
Data: 24 de janeiro de 2026
Horário: 9h
Atividade gratuita
