Hospital Unimed Foz inaugura cirurgia robótica

A realização do primeiro procedimento crava um marco na área da Saúde, em Foz, neste 27 de dezembro.

O Hospital Unimed Foz do Iguaçu dá um passo histórico na medicina da região ao receber o robô cirúrgico Toumai, tecnologia de última geração que amplia as possibilidades de procedimentos minimamente invasivos. A primeira cirurgia robótica de prostatectomia está programada para este sábado, 27 de dezembro de 2025, em um momento inédito para a cidade. O paciente será operado pelo urologista Dr. Eduardo Hassan, especialista credenciado e certificado para operar utilizar a tecnologia no hospital. O médico será acompanhado pelo urologista-instrutor da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Paulo Fernando de Oliveira Caldas, que atua em São Paulo e está em Foz do Iguaçu  exclusivamente para esse momento.

O robô Toumai é capaz de realizar procedimentos em diversas especialidades médicas, como urologia, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia torácica, oferecendo maior precisão, menor risco de complicações e recuperação acelerada. Entre os procedimentos mais realizados mundialmente está a prostatectomia robótica, indicada para casos de câncer de próstata.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, com milhares de novos casos diagnosticados anualmente. A cirurgia robótica tem se consolidado como uma alternativa que preserva funções essenciais para a qualidade de vida, reduzindo o tempo de internação e proporcionando retorno mais rápido às atividades cotidianas.

O urologista Dr. Eduardo Hassan destaca a relevância do momento: “Sinto-me honrado de inaugurar a cirurgia robótica no Hospital Unimed Foz e poder dar esse passo muito importante junto com a nova diretoria, que se coloca no futuro com esse investimento. Espero que, com este primeiro procedimento, possamos trazer os benefícios que tanto buscamos: cirurgias menos invasivas, tempo de recuperação mais rápido e menor período de internação. Além disso, a prostatectomia realizada pela cirurgia robótica preserva funções que são muito importantes para a qualidade de vida do homem.”

Treinamentos

O treinamento específico nesse tipo de procedimento permite que os cirurgiões desenvolvam habilidades essenciais para o manuseio seguro e eficaz do sistema robótico, melhorando a coordenação, o controle e a tomada de decisões intraoperatórias. O Hospital Unimed Foz possui vários especialistas certificados e muitos outros que estão investindo na qualificação para acessar essa nova tecnologia. A qualificação para operar o Toumai, o robô adquirido da China, por meio do representante brasileiro Hospcom, dura em média 40 horas, para os médicos que já possuem certificados.

A chegada do robô Toumai reforça o compromisso do Hospital Unimed Foz em investir em inovação e oferecer à comunidade acesso às mais modernas tecnologias médicas, consolidando o hospital como referência em saúde na região.

Ainda neste sábdo, 27, às 11h30, na recepção do Hospital o Dr Eduardo Rassan e Dr. Paulo Fernando de Oliveira Caldas, urologistas, juntamente com o diertor-presidente do Hospital, Dr. Walid Mohamad Omairi, receberão a imprensa para todos os esclarecimentos sobre a inovação e o momento histórico.

Interessados podem ainda entrar em contato com a assessoria de Comunicação, com a jornalista Nadjanaira Costa (31) 99684-9513