“Vocês podem fazer isso. Tenho fé em vocês!” Jon ‘Maddog’ inspira estudantes na abertura do Latinoware 2025, durante o Festival Iguassu Inova
Diretor da Linux, um dos principais sistemas de software livre do mundo, Jon “Maddog” Hall já participou de todas as edições do Latinoware
Um dos nomes mais conhecidos da computação mundial na área de software livre e parceiro do evento há 20 anos, Jon “Maddog” Hall abriu o 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2025), nesta quarta-feira (22), durante o Festival Iguassu Inova, realizado pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional.
Em um auditório lotado de estudantes ansiosos por aprender mais sobre tecnologia, Maddog provocou o público a pensar o papel da computação de uma forma diferente, destacando que usuários e programadores não podem ser reféns de um único sistema operacional.
“Essa talvez seja a fala mais importante que eu faço nos meus últimos vinte anos de Latinoware”, afirmou. “Houve um tempo em que ninguém tinha um computador em casa e, mesmo assim, colocamos pessoas no espaço usando livros e cérebros humanos. Hoje, os computadores fazem tudo — e, se fossem desligados, satélites cairiam, bancos parariam e países deixariam de funcionar. Criamos uma sociedade totalmente dependente de software e, pior, do suporte de uma única empresa.”
Desenvolvimento de tecnologias na América do Sul
Nascido nos Estados Unidos, Maddog é diretor da Linux, uma das principais organizações ligadas ao desenvolvimento e à promoção de sistemas operacionais em código aberto. Referência mundial no tema, ele já participou de todas as edições da Latinoware, sempre com discursos inspiradores e bom humor.
Durante a conversa com estudantes e participantes, reforçou que os países da América do Sul têm potencial para desenvolver suas próprias tecnologias, gerando inovação e renda localmente.
“Todos os principais sistemas operacionais estão nos Estados Unidos. E se eles decidirem que vocês não podem mais ter acesso, como já acontece em diversos países? Pessoas da América do Sul precisam se preocupar com os monopólios. Vivemos em uma região com universidades públicas e com potencial enorme, mas é preciso criar um ambiente favorável para que a tecnologia se desenvolva aqui”, destacou.
Inspiração para novos profissionais
Isabelle da Silva, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no campus do IFPR de Telêmaco Borba (PR), ressaltou a importância do incentivo ao desenvolvimento de software livre no Brasil.
“Eu faço Informática para Internet e gosto muito de programação e desenvolvimento de sistemas. Achei muito interessante a palestra, principalmente essa parte de ter contato com pessoas de fora e de pensar o desenvolvimento de software livre aqui no país. Resumo a palestra em aprendizado, inspiração e novas ideias”, disse a estudante.
Já Gabriel Bonfim, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Donaduzzi, em Toledo (PR), comentou sobre a experiência de assistir à palestra de Maddog.
“Eu já tinha ouvido falar sobre ele e sobre as coisas que desenvolvia, mas nunca tinha tido oportunidade de ver nada ou pesquisar a fundo. Foi uma palestra muito interessante, abriu o evento de uma forma incrível e me deixou muito intrigado com o que ele disse. Com certeza vou pesquisar mais sobre o tema”, afirmou.
Latinoware 2025
Realizado anualmente em Foz do Iguaçu (PR), pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional, o Latinoware reúne desenvolvedores, entusiastas, empresas, instituições públicas, comunidade científica e sociedade civil. Foto: Welyton Manoel/Itaipu ParquetecRealizado anualmente em Foz do Iguaçu (PR), pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional, o Latinoware reúne desenvolvedores, entusiastas, empresas, instituições públicas, comunidade científica e sociedade civil para debater tendências, soluções e oportunidades no uso de tecnologias abertas.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento integra o Festival Iguassu Inova. A programação completa está disponível em: https://latinoware.org/programacao-latinoware-2025/.
Sobre o Festival Iguassu Inova
Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo Federal, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows. Inscrições e programação completa em: www.festivaliguassuinova.com.br.
Serviço
Festival Iguassu Inova 2025
Local: Itaipu Parquetec (Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu. Localização: https://maps.app.goo.gl/ftLpUCZk8H2jC8rj7)
Data: 22 a 25 de outubro
Horários: Dias 22 a 24 (quarta a sexta-feira), das 08h30 às 20h
Dia 25 (sábado), das 10h às 22h
Inscrições gratuitas: festivaliguassuinova.com.br
Assessoria de Imprensa Itaipu Parquetec