Livro sobre Blavatsky surpreende o mercado nacional e atinge primeiro lugar na lista da Amazon

A vida e doutrina da mística ucraniana são abordadas de forma inédita. O autor, pesquisador de teosofia e esoterismo por mais de 30 anos, o brasileiro Jamil Salloum Jr. é referência na difusão do esoterismo no país

Considerada um enigma ainda hoje, a mística ucraniana Helena Petrovna Blavatsky, que atuou no século XIX, continua a despertar paixões. Sua erudição, poderes psíquicos inexplicáveis e viagens ao redor do mundo fascina gerações. A Sociedade Teosófica, fundada por ela, ainda existe ao redor do mundo, angariando crescente número de adeptos.
Além disso, Blavatsky influenciou em vida e postumamente quase 100 grandes nomes da ciência, arte, filosofia e esoterismo. Segundo o teosofista Iverson L. Harris, Albert Einstein tinha uma cópia de um livro de Blavatsky sobre sua mesa de trabalho, fato que teria sido confirmado por uma sobrinha do cientista em conversa com a teosofista Eunice Layton.

Citada em escritos, peças de teatro, cinema, séries e até músicas, parece que tudo já foi dito sobre Blavatsky. Contudo, o mercado nacional recebe a obra surpreendente, “Para Entender Blavatsky”, publicada pela Editora Ajna, que promete uma forma de entender Blavatasky até então inédita.

Segundo o autor, pesquisador de teosofia e esoterismo por mais de 30 anos, o brasileiro Jamil Salloum Jr. e um nome conhecido na difusão do esoterismo no país, “o livro aborda os grandes conceitos da Teosofia, a doutrina trazida por Blavatsky, de forma didática, acessível, leve e com vivências práticas, o que é inédito, pois até o momento a Teosofia sempre ficou restrita aos Iniciados, pela complexidade dos escritos de Blavatsky. E as vivências, ao final de cada capítulo vão ajudar o público a sentir a doutrina de Blavatsky de forma profunda”.

Jamil afirma que a tentativa da obra é simplificar os conceitos de Helena Blavatsky, pois geralmente são considerados muito complexos, e fazê-los mais bem compreendidos por leigos, sem descuidar de sua natural profundidade. Além disso, a obra reconstitui em detalhes a trajetória da mística ucraniana. “Há fatos surpreendentes sobre a vida dela. Uma mulher que, em sendo uma princesa ucraniana por direito de nascença, renunciou a tudo isso e, em uma época patriarcal e de forte preconceito, saiu de casa aos 17 anos e conheceu quatro continentes, viajando sozinha e buscando a sabedoria esotérica das religiões e filosofias dos povos, para reapresentar tudo isso de forma que surpreendeu eruditos e até cientistas”, comenta Jamil.

De acordo com o autor, o objetivo do livro é explicar a doutrina que ela apresentou ao mundo. “Traz resposta para os grandes enigmas que atormentam a humanidade desde sempre: sua origem, destino e os grandes mistérios do ser humano, natureza e cosmos”.

Sucesso no Brasil

No Brasil, Blavatsky tem sido sucesso ultimamente através de algumas peças de teatro, que têm rodado o país, sempre com casa lotada. Jamil comenta que “o fascínio que ela exerce é permanente, pois toca a alma humana. Mesmo seus detratores, que ainda existem, são forçados a reconhecer que uma pessoa como ela é um fenômeno raro na história dos povos, pois mudam um paradigma e causam profunda impressão, pelo abalo que exercem nas convicções pré-estabelecidas.”

Jamil finaliza dizendo que “não é mais um livro sobre esoterismo. É uma espécie de manual para tirar o véu de Blavatsky e ajudar o leitor a entender por que ela é tão importante, para tantas gerações. Creio que o ponto alto do livro são mesmo as vivências propostas, que finalizam cada capítulo, fazendo com que o conteúdo de cada um seja real e não meramente uma reunião de conceitos”.

Primeiro lugar na lista da Amazon
“Para Entender Blavatsky” atingiu o primeiro lugar na lista da Amazon em Teosofia e Ocultismo, o que mostra o grande interesse que a obra vem despertando. Em breve o livro será disponibilizado também em Portugal.

Serviço:
“Para entender Blavatsky” está disponível nas melhores livrarias, pela Amazon ou diretamente pelo site da Editora Ajna (ajnaeditora.com.br).