“Planeta Água” será tema da 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA

Evento será realizado de 10 a 14 de novembro e é aberto a toda a comunidade; uma das atrações é a tradicional Mostra de Cursos de Graduação

De 10 a 14 de novembro deste ano, novamente a UNILA abre as portas para a comunidade para mostrar seus resultados. A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) é o maior evento da Universidade, e este ano o tema será “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

A SIEPE contempla uma série de sub-eventos, cada um com suas especificidades: o 14º Encontro de Iniciação Científica e o 10º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI); o 12º Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI); o 6º Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR); e a 6ª Mostra de Cursos. A Semana é uma oportunidade de integração e diálogo com a comunidade, visando reforçar o caráter democrático e participativo da universidade e fomentar discussões científicas.

Pela primeira vez, o evento terá atividades tanto no Jardim Universitário quanto no Campus Integração.

EICTI

O objetivo do EICTI é permitir a integração, socialização e divulgação das atividades de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação realizadas na Universidade. O encontro será realizado do dia 10 a 14 de novembro e este ano os discentes apresentarão 191 trabalhos, nos formatos oral ou pôster, em português ou espanhol.

Além dos estudantes de graduação, também haverá apresentação de trabalhos de alunos do ensino médio, participantes do programa PIBIC-EM, financiado pelo CNPq. Os trabalhos serão avaliados por um comitê externo, formado por pesquisadores, e ao final será concedida Menção Honrosa ao melhor trabalho de cada sessão. Para assistir às apresentações, basta conferir a programação no site e escolher os trabalhos de interesse.

SEUNI

O SEUNI é voltado à apresentação dos resultados alcançados ou esperados das ações de extensão. O Seminário está programado para os dias 11 e 12 de novembro, período em que serão realizadas cerca de 150 apresentações.

A novidade deste ano é que as apresentações serão em formato de Tertúlias, nas quais o participante tem cinco minutos para a sua apresentação oral e, ao final, é aberto o debate por até uma hora. A avaliação é feita por pareceristas convidados e também haverá premiações de Menção Honrosa para os melhores trabalhos.

SAFOR

O Seminário será realizado de 10 a 14 de novembro e tem como objetivo possibilitar a socialização e reflexões sobre as atividades de ensino desenvolvidas e os resultados obtidos por meio dos programas acadêmicos realizados na UNILA. Além disso, visa possibilitar à comunidade universitária momentos de interação, reflexão e discussão acerca da importância dos programas de ensino para a permanência na universidade e a conclusão dos cursos de graduação.

No SAFOR, os relatos apresentados seguem a lógica de atividades formativas e ensino, diferenciando-se um pouco da extensão e pesquisa. Pareceristas convidados avaliarão as apresentações, que também terão os melhores trabalhos premiados com Menção Honrosa.

Mostra de Cursos

Um dos pontos altos do evento é a Mostra de Cursos, que, este ano, pela primeira vez, será realizada no Campus Integração. A feira é um espaço dinâmico e interativo, onde a comunidade tem a oportunidade de conhecer de perto os 29 cursos de Graduação ofertados pela UNILA e as formas de ingresso na Universidade. Este ano, ela será realizada a partir do dia 12, à noite, até o dia 14, pela manhã, no Campus Integração.

O foco principal do evento são os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas de Foz do Iguaçu e região. Mas todas as pessoas interessadas são bem-vindas no evento. Nos estandes, a população poderá conhecer de perto os professores e estudantes dos cursos, interagir com materiais didáticos, conhecer melhor as grades curriculares, e vislumbrar todas as oportunidades que a Universidade oferece.

Para o pró-reitor de Graduação da UNILA, Antônio Machado Felisberto Júnior, “a Mostra de Cursos tem papel estratégico: aproxima a UNILA dos futuros estudantes, apresenta a diversidade de formações que oferecemos e abre as portas para que a comunidade em geral conheça melhor nossa universidade. Juntas, essas iniciativas reafirmam nosso compromisso com uma educação pública, gratuita, de qualidade e voltada para a integração latino-americana”.

Ele ressalta que “a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão é um momento em que a UNILA mostra toda a sua riqueza acadêmica. É a oportunidade de nossos estudantes e professores compartilharem saberes, experiências e projetos, fortalecendo a integração dentro da comunidade acadêmica e também com a sociedade”.

Todas as informações sobre a SIEPE estão disponíveis na página – que, ao longo destes dias até a data do evento, será continuamente atualizada.

Assessoria de Imprensa Unila