HIPISMO: MORADOR DO OESTE DO PARANÁ É CAMPEÃO BRASILEIRO DE SALTO POR EQUIPE

O empresário Haidar Hussein Haidar lidera o ranking paranaense na categoria Amador B e integrou a equipe vencedora da competição nacional para amadores realizada em São Paulo

O empresário e morador de Foz do Iguaçu, Haidar Hussein Haidar, e outros três companheiros de equipe conquistaram ouro para o Paraná no Campeonato Brasileiro de Amadores, nas provas em equipe. Haidar é o atual líder do ranking paranaense, na categoria Amador B – com obstáculos de um metro de altura.

A competição foi realizada entre os dias 9 e 13 de julho, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. “Competir em equipe é muito mais pesado que no individual, porque a cobrança é maior e a carga de consciência aumenta”, considera Haidar.

Eram nove equipes no total, representando nove estados brasileiros. Haidar, Valmir Evaldo Kuklik (Campo Largo), Claudete Aparecida Plucinski (Curitiba) e Ariadne Baroni (Curitiba) foram impecáveis, pois conseguiram superar os percursos sem cometer faltas, ou seja, sem derrubar obstáculos. Depois de dois dias de competições zerando as provas, eles conquistaram o topo do pódio na categoria Amador B. A equipe de Minas Gerais garantiu o vice e a de Pernambuco ficou em 3º lugar.

No terceiro dia de competições, Haidar partiu para as disputas individuais. Porém, um deslize em um dos obstáculos tirou a chance de pódio. O Paraná também faturou, nas provas por equipes: ouro (Amador A – obstáculos de 1,10 m) e prata (Amador – obstáculos de 1,20 m), além de conquistas individuais. “Os atletas do Paraná deram um show de garra e espírito esportivo”, comemora o presidente da Federação Paranaense, Valdir Roberto Tonin.

O empresário forma conjunto com a égua Beladona Mystic Rose que passa o ano todo em Curitiba, na Sociedade Hípica Paranaense, para facilitar a participação nas competições. “É muito importante respeitar o cavalo que, como ser vivo que é, pode estar bem num dia e não tão bem no outro”, comenta Haidar.

A égua é cria do Haras Rosa Mystica, localizado em Salto de Pirapora (São Paulo). Para o representante do haras, Nilson Leite, é gratificante ter um proprietário que é o cavaleiro do animal, porque é perceptível o amor que o cavalo recebe. “O Haidar é uma pessoa diferenciada. Ele tem uma energia bastante contagiante. Desde o início ele e a Beladona deram match”, analisa.

O instrutor Victor Vaz, considera que Haidar tem despontado como atleta porque está sempre motivado, em busca de aprendizado e evolução no esporte. “Ele criou esse vínculo com essa égua desde que era potra”, destaca, “acreditou no potencial dela e isso conseguiu colocá-los, em pouco tempo, na prova de um metro, amador, com potencial competitivo entre os melhores do Brasil.” Haidar encerrou 2024 em 3º lugar no ranking brasileiro, na categoria Amador B.

Esporte x Negócios

A categoria para amadores reúne profissionais de diversas áreas que não recebem qualquer quantia para montar, mas que encontram no hipismo uma alternativa esportiva e de lazer. O libanês, que vive há 23 anos na região de fronteira, trabalha com importação de vestuários e começou a competir em maio de 2023, incentivado pela filha.

Dedicando tempo e recursos para evoluir na atividade, conseguiu se credenciar para as disputas mais importantes nos cenários estadual e nacional. “Conciliar as competições com o trabalho é um grande desafio, mas preciso alinhar isso muito bem se quiser me manter na liderança no ranking paranaense” – posição alcançada no fim do ano passado.

O encantamento pelo hipismo foi tamanho, que a família comprou uma área e a transformou no Centro Equestre HP Horsinho. O espaço abriga 20 animais de diferentes donos que recebem alimentação, hidratação, cuidados higiênicos e utilizam a estrutura para se preparar para competições. Um dos instrutores é Jaerson Correa, que iniciou os trabalhos com a égua campeã, Beladona, em Foz.

O Centro Equestre HP Horsinho também funciona como uma escola de equitação e oferece atendimentos de equoterapia, um método terapêutico que utiliza os cavalos para auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras e biopsicossocial de pessoas com algum tipo de necessidade especial.

 

SERVIÇO

Centro Equestre HP Horsinho

Rua Mogi Mirim, 345, Lote Grande (a 150m da Avenida República Argentina)

Telefone: (45) 99999-1777

www.horsinho.com.br