Capacitação prática Lean Healthcare tem primeira entrega de projetos com apresentação ao Conselho Diretor do Itamed

Instituição avança na aplicação da metodologia Lean com entrega inicial de projetos estratégicos

Iniciado em abril, o Programa Prático Lean Healthcare do Hospital Itamed atingiu um marco importante nesta quinta-feira (4), com a primeira apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes. A entrega, realizada no modelo A3, foi apresentada ao Conselho Diretor do hospital, marcando um momento de aplicação prática e alinhamento estratégico com a alta gestão.

A capacitação tem como objetivo disseminar a filosofia Lean na área da saúde, promovendo melhorias concretas nos processos assistenciais e administrativos do hospital. Com carga horária total de 70 horas, o curso é composto por 70% de atividades online síncronas e 30% de tarefas assíncronas e orientações práticas, conforme o cronograma estabelecido.

Voltado para um grupo de 40 colaboradores, o programa foi estruturado para o desenvolvimento de quatro projetos práticos, que serão acompanhados e aperfeiçoados ao longo da capacitação. Os temas dos projetos apresentados nesta primeira etapa foram:
– Portas de Entrada – Pronto Socorro Obstétrico
– Gestão Documental – Documentos Relacionados à Qualidade
– Ciclo da Receita – Atraso do Recebimento de Prontuários no Faturamento
– Processo de Compras – Redução do Lead Time nas Compras e Processos de Aprovação

As apresentações ocorreram entre 8h30 e 9h30, com início pela abertura institucional, seguida pelas exposições em sequência e encerramento com comentários dos diretores e próximos passos.

A metodologia A3, utilizada na entrega dos projetos, é uma ferramenta de gestão visual típica do Lean, que ajuda a estruturar o pensamento e a comunicação dos times em torno da resolução de problemas. Ela organiza, em uma única folha de papel tamanho A3, o diagnóstico da situação atual, análise de causas, metas, plano de ação e resultados esperados, promovendo clareza e foco nos pontos críticos.

Os diretores superintendente e administrativo-financeiro, Gilmar de Oliveira e Ronaldo Tavares, acompanharam as apresentações e demonstraram entusiasmo com os resultados iniciais. “Estamos ansiosos para as próximas etapas, principalmente pela definição das contramedidas dos pontos críticos e, mais ainda, pela implantação in loco dos projetos”, destacou Ronaldo.

A capacitação do time segue até novembro. “Mas contamos com vocês para dar continuidade a outros processos dentro da nossa instituição após essa data”, complementou Gilmar.

Além do conhecimento técnico, os participantes assumem um papel de protagonismo dentro da instituição. “Todos que estão participando desse curso assumiram o compromisso de serem disseminadores do conhecimento e líderes nas suas áreas. Eles terão o papel de multiplicar o aprendizado em suas equipes”, finalizou o diretor administrativo-financeiro, Ronaldo.

Lean Healthcare – O Lean é uma filosofia de gestão originada no Japão, mais precisamente no Sistema Toyota de Produção, que visa à eliminação de desperdícios e à criação de valor para o cliente com o mínimo de recursos. No contexto da saúde, o Lean Healthcare busca otimizar processos hospitalares, reduzir esperas, aumentar a qualidade do atendimento e tornar o trabalho das equipes mais eficiente.

Assessoria de Imprensa Hospital Itamed

 

Acompanhe as novidades da região, faça parte do grupo do Almanaque no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/ELP3TNXDfL91rcVxJUFAuw