Secretaria da Administração promove treinamento sobre licitações
Cerca de 100 servidores de todas as secretarias e autarquias participaram do evento na manhã desta sexta-feira
A Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Licitações e Contratos (DILC), promoveu na manhã desta sexta-feira (17) um treinamento sobre processos licitatórios, com o apoio da Procuradoria Geral do Município (PGM). O evento, realizado na sede da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), reuniu cerca de 100 servidores de diferentes secretarias e autarquias da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
O objetivo do treinamento foi capacitar os servidores para garantir a eficiência e a conformidade nos processos de compras públicas, abordando as etapas preparatórias dos processos licitatórios, conforme estabelecido pela Lei nº 14.133/2021, que regulamenta as licitações e contratações no âmbito das administrações públicas, além das normas municipais pertinentes.
De acordo com a secretária municipal da Administração e Recursos Humanos, Larissa Ferreira, o alinhamento entre os servidores das diversas secretarias é fundamental para garantir que o processo licitatório seja ágil e eficiente. “O treinamento visa orientar os servidores sobre os procedimentos internos, para que todos os documentos necessários sejam preenchidos corretamente desde o início. Isso facilita o andamento dos processos e evita retrabalhos, resultando em maior celeridade e eficiência para a administração pública”, afirmou.
O secretário municipal da Saúde, Fabio de Mello, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da capacitação para a área da saúde, inclusive para garantir a compra eficiente de insumos e serviços necessários para a prestação dos serviços públicos. “O alinhamento com a Secretaria da Administração traz mais segurança para que nossos servidores realizem os processos de licitação de forma mais assertiva”, destacou.
Transparência e eficiência
A capacitação, que envolveu servidores de diversas áreas da gestão municipal, é parte de uma série de iniciativas que visam aprimorar a gestão pública e promover maior transparência e eficiência nos processos administrativos da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
O diretor de Compras e Licitações, Leandro Vargas, destacou o papel estratégico da equipe da DILC na padronização dos processos de compras públicas, especialmente na transição entre as legislações da Lei 8.666 e da Lei 14.133. Ele também reforçou que a equipe está à disposição para apoiar os setores da administração com o esclarecimento de dúvidas e outros tipos de suporte necessários.
A servidora da Secretaria do Turismo Ana Biesek foi uma das participantes do treinamento. “É uma iniciativa essencial para preparar colaboradores que atuam em aquisições, compras e gestão de contratos, garantindo maior eficiência e segurança nos processos”, conta.
ACS PMFi