AFA participa da Gincana “Criança Amiga da Saúde”

O evento com intensa movimentação em boa parte do ano, é promovido por Itaipu, GT Saúde e Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

A programação requer muitos preparativos, sendo que a primeira reunião para a gincana aconteceu em 23 de maio de 2024. Desde então, a AFA – Associação Fraternidade Aliança, tem trabalhado com crianças e adolescentes em vários temas importantes relacionados ao evento, incluindo bem-estar e meio ambiente, mosquitos e suas doenças, guarda responsável, zoonoses, e neste mês, a temática em destaque é animais indesejados e peçonhentos. A abordagem é feita de forma lúdica e divertida para promover a fixação e aplicação dos conhecimentos no cotidiano das crianças, nas famílias e comunidades.
O tema meio ambiente ocorreu entre 3 de junho a 3 de julho, contando com a participação de parceiros como o Horto Municipal, que doou mudas para serem plantadas na comunidade, e o Parque das Aves, que disponibilizou cortesias para todos os participantes conhecerem um pouco mais sobre o bioma local e o trabalho de recuperação de animais silvestres.
Para o “bem-estar das crianças”, foi realizada uma campanha de vacinação com os pais e elaborados circuitos e oficinas de Yoga, com o objetivo de mostrar a importância da saúde física, mental e a conexão com o meio ambiente.
No período de 8 de julho a 7 de agosto, o tema trabalhado foi a endemia por parte dos mosquitos e suas doenças, com palestra de Rodrigo Alves Rodrigues, assistente de projeto da WMP/Fiocruz e Ministério da Saúde, que possui 18 anos de experiência no SUS. Os participantes realizaram vistorias na instituição e arredores, identificando possíveis focos de reprodução de mosquitos, e foram incentivados a fazer o mesmo em casa. Jogos interativos e rodas de conversa, conduzidas pelos adolescentes, também fizeram parte da programação, além da ação “Heróis da Saúde, em verdade, um mutirão contra o Aedes Aegypti, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A peça teatral “Combate à Dengue: Todos Contra o Mosquito” foi encenada na comunidade, pela Escola Municipal Adele Zanotto, e as “Olimpíadas de Combate à Dengue” premiaram os participantes com medalhas e brindes.
Entre os dias 12 de agosto a 11 de setembro, o tema “guarda responsável de animais” foi abordado com a participação de protetoras, como a OSC Amigo Peludo e profissionais de saúde animal. Uma cadela resgatada ajudou a ilustrar a temática e ressaltar os cuidados essenciais com os animais, como alimentação, vacinação e castração. Os participantes também produziram cartazes e compartilharam fotos de seus pets, estendendo a ação na comunidade, orientando famílias sobre guarda responsável.
Já a temática “zoonoses”, trabalhada de 16 de setembro a 16 de outubro, com a colaboração da Uniamérica Descomplica, destacou os perigos da toxoplasmose. Os participantes puderam compartilhar conhecimentos no stand montado durante o 1º Dia da Família, ressaltando a importância da guarda responsável e a relação entre zoonoses e saúde pública. Atualmente, está em andamento, a temática sobre animais indesejados e peçonhentos, com início em 21 de outubro até o dia 20 de novembro, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do curso de Medicina da Unila, evidenciando os primeiros socorros em casos de acidentes.
O objetivo de tanta movimentação é reafirmar o compromisso da AFA em promover a participação ativa das crianças e adolescentes em seu território. A Gincana “Criança Amiga da Saúde” foi abraçada pela equipe, pelos participantes, seus familiares, comunidade e vários parceiros, que dedicaram seu tempo para fornecer conhecimentos e experiências enriquecedoras.

Por Eliane Luiza Schaefer