Moda: Semana Fashion Revolution vai acontecer em Foz do Iguaçu

Está prevista para acontecer, entre os dias 15 e 24 de abril, a Semana Fashion Revolution 2024, evento mundial de ativismo que se propõe a discutir o mercado global da moda e seus impactos sociais, econômicos e ambientais. A semana, neste ano, marca também 10 anos de movimento Fashion Revolution.
Para esta edição , o tema da Semana Fashion Revolution é “Como Revolucionar a Moda” e foi inspirado no trabalho e nas iniciativas da comunidade global de ativistas da moda, reunidas pelo movimento na última década, tratando do significado de fazer parte da revolução e o papel da moda na promoção de um mundo socialmente mais justo e ambientalmente sustentável. Redefinindo assim o que será o ativismo da moda para o futuro e ouvindo pensadores e pensadoras da moda e indivíduos que atuam nas organizações para construir um legado para as próximas gerações de pessoas “Revolucionárias da Moda”.
No Brasil, onde a semana já acontece há alguns anos e vem ganhando visibilidade a cada edição, atividades e ações ocorrerão em dezenas de cidades, como debates, desfiles, bazar, encontros de moda sustentável e atividades educativas, de conscientização e de produção colaborativa.
Segundo o representante local do movimento em Foz do Iguaçu, Luiz Henrique Dias, serão 10 dias de intenso debate, em todas as partes do planeta, e de modo colaborativo, sobre como revolucionar a moda. “Muita gente pensa que moda é somente a indústria de luxo ou mesmo as roupas caras. Mas não, a moda é o dia a dia, o cotidiano, o caminhar pela cidade, a expressão cultural e de posicionamento frente ao mundo, inclusive, frente à exclusão. As roupas tem rastro, e esse rastro envolve questões de gênero, raça, trabalho justo ou não. O vestir é também um passivo social, aponta desigualdades e precisa sim ser debatida de forma séria.”, apontou.
Para a cidade, que também já recebeu ações do Fashion Revolution em anos anteriores, um calendário da SFR24 está sendo montado por uma equipe de voluntários e já estão previstas ao menos três grandes atividades: um desfile, um debate e um bazar de trocas.
“Temos um grupo de voluntariado muito diverso, com gente do mercado, da universidade e de movimentos sociais, pessoas dispostas a marcar bem a semana aqui em Foz. Nos próximos dias divulgaremos o calendário oficial e ainda esperamos poder oferecer mais atividades.”, explicou Luiz.
Para acompanhar o movimento Fashion Revolution e saber mais sobre a SFR24, acesse o site: https://fashionrevolutionbrasil.org

Assessoria